ENFERMEIRO DOCENTE NO CENTRO CIRÚRGICO: UMA REFLEXÃO SOBRE O CENARIO ATUAL

Autores

  • Onilda Rubin Hospital das Clínicas de Porto Alegre
  • Amanda Rodrigues da Silva Eisenmann UNIASSELVI
  • Adriana Barcellos de Oliveira Hospital das Clínicas de Porto Alegre
  • Bianca Lenise Gehlen da Gama Mattei Hospital das Clínicas de Porto Alegre
  • Ivana Trevisan Hospital das Clínicas de Porto Alegre
  • Zenaide Paulo Silveira Hospital das Clínicas de Porto Alegre
  • Katiushka María Trifun Rodríguez SENAC Passo d'Areia
  • Jessyca de Oliveira Silva UNESA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20201

Palavras-chave:

Enfermagem cirúrgica. Docência Enfermagem. Ensino Enfermagem Centro Cirúrgico.

Resumo

O presente estudo tem como finalidade realizar uma descrição sobre o ensino em enfermagem centro cirúrgico no Brasil, especificamente sobre a docência na área de centro cirúrgico, a partir da produção cientifica elaborada no decênio pós-instituição das Diretrizes Curriculares em Enfermagem. O percurso metodológico utilizado foi pesquisa bibliográfica. Foram analisados os resumos de 147 artigos científicos relacionados a cada unitermo. Sendo assim, a palavra para inclusão dos artigos para pesquisa foi Docência, Ensino e centro cirúrgico. Destes foram selecionados 12 artigos, que após uma breve leitura dos resumos, foram selecionados: 01(um) artigos  relacionados à Enfermagem centro cirúrgico, 09 (nove) artigos relacionados à Docência em Enfermagem e 02 (dois) relacionado ao Ensino Enfermagem centro cirúrgico. Os dados foram organizados a partir de um roteiro adaptado, proposto por Polit, Beck e Hungler, que auxiliou na sistematização de informações chave. Esse estudo reforça a importância da reorganização pedagógica na formação do profissional na área da saúde especificamente enfermagem. Verificou-se que o profissional da enfermagem tem demonstrando uma deficiência pedagógica durante sua formação acadêmica, sendo necessária uma reestruturação destes conceitos. Além disso, observou a necessidade de mudanças na formulação da disciplina cirúrgica, tanto na reformulação pedagógica do conteúdo adequando a realidade carga horária, adequando a realidade conforme as diretrizes Curriculares de Enfermagem, embora algumas escolas já praticassem essa mudança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Onilda Rubin, Hospital das Clínicas de Porto Alegre

Hospital das Clínicas de Porto Alegre.

Amanda Rodrigues da Silva Eisenmann, UNIASSELVI

UNIASSELVI.

Adriana Barcellos de Oliveira, Hospital das Clínicas de Porto Alegre

Hospital das Clínicas de Porto Alegre.

Bianca Lenise Gehlen da Gama Mattei, Hospital das Clínicas de Porto Alegre

Hospital das Clínicas de Porto Alegre.

Ivana Trevisan, Hospital das Clínicas de Porto Alegre

Hospital das Clínicas de Porto Alegre.

Zenaide Paulo Silveira, Hospital das Clínicas de Porto Alegre

Hospital das Clínicas de Porto Alegre.

Katiushka María Trifun Rodríguez, SENAC Passo d'Areia

SENAC Passo d'Areia.

Jessyca de Oliveira Silva, UNESA

Vista Carioca-UNESA.

Downloads

Publicado

2025-07-01

Como Citar

Rubin, O., Eisenmann, A. R. da S., Oliveira, A. B. de, Mattei, B. L. G. da G., Trevisan, I., Silveira, Z. P., … Silva, J. de O. (2025). ENFERMEIRO DOCENTE NO CENTRO CIRÚRGICO: UMA REFLEXÃO SOBRE O CENARIO ATUAL . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(7), 69–88. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20201