ESTADO E EDUCAÇÃO PÚBLICA

Autores

  • Denise Lustosa Marcondes Rosa Universidade Estadual do Centro-Oeste

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4221

Palavras-chave:

Estado. Educação. Política.

Resumo

Este estudo pretende abordar dentro da concepção do materialismo histórico, os fundamentos que balizam as políticas educacionais dentro do estado brasileiro, estado este de cunho capitalista, dependente, autoritário e máximo. Máximo para o capital.Para tanto é necessário situar as origens deste Estado e analisar contextos em que se formaram suas especificidades, e qual a finalidade de sua manutenção, afim de compreender seu papel dentro da economia global, e a qual  o projeto de sociedade a educação pública se sujeita na  busca  de atender os anseios do capital internacionalizado. 

Biografia do Autor

Denise Lustosa Marcondes Rosa, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Mestranda em educação, Linha de pesquisa 1 Políticas Educacionais. História e Organização da Educação PPGE- UNICENTRO. Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional - Faculdade Guairacá. Especialização  em Gestão Escolar - Universidade Estadual do Centro-Oeste- UNICENTRO. Graduação em Pedagogia. - Universidade Estadual do Centro-Oeste- UNICENTRO. E-mail: denizelustoza@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2022-02-28

Como Citar

Rosa, D. L. M. . (2022). ESTADO E EDUCAÇÃO PÚBLICA . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(2), 632–646. https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4221