HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (2001 A 2025): O ONTEM-HOJE

Autores

  • Marcos André Ferreira Estácio Universidade do Estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i2.24437

Palavras-chave:

Amazonas. Universidade. Ensino Superior. História.

Resumo

O Amazonas possui uma população estimada de mais de quatro milhões de pessoas, a qual é resultado de um processo complexo (e até perverso) que contou com a ‘participação-presença’ de povos indígenas, pessoas negras e grupos migrantes. E nesse contexto, a educação, inclusive a superior, esteve mais caracterizada enquanto um privilégio, do que um direito. O presente estudo teve por objetivo compreender e analisar a história (criação, instauração e desenvolvimento) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), nos seus 25 anos de existência (2001 a 2025). Sua natureza foi qualitativa, em diálogo-aproximação com o método histórico-crítico e a pesquisa do tipo documental. Os dados foram coletados na Secretaria Geral e no Arquivo Geral da Universidade do Estado do Amazonas; na Gerência de Anais e Sinopse, na de Redação de Atas e na de Arquivo da Diretoria de Documentação da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM); na Gerência de Documentação da Agência de Comunicação do Estado do Amazonas (AGCOM) e nos sítios eletrônicos da Imprensa Oficial do Estado do Amazonas e da UEA. Identificamos que a Universidade do Estado do Amazonas é uma das instituições públicas de educação superior existentes no Estado do Amazonas e está vinculada ao Poder Executivo Estadual, bem como é fruto de uma política de governo, mas que, ao longo da sua existência, tem buscado sua consolidação como uma política de Estado. Ela assume a missão de proporcionar o desenvolvimento do Estado, capacitar e formar pessoas para atuarem nos sistemas produtivos, na gestão pública, na geração de novas tecnologias e na valorização do patrimônio imemorial, buscando, com prioridade, a qualidade de vida, a cidadania e a integridade cultural e ambiental da Amazônia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos André Ferreira Estácio, Universidade do Estado do Amazonas

Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Manaus, Amazonas, Brasil. 

Downloads

Publicado

2026-02-13

Como Citar

Estácio, M. A. F. (2026). HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (2001 A 2025): O ONTEM-HOJE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 12(2), 1–23. https://doi.org/10.51891/rease.v12i2.24437