EDUCAÇÃO NO SISTEMA PRISIONAL DO ESTADO DO PARANÁ: DIREITO OU PRIVILÉGIO?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.17953

Palavras-chave:

Educação. Sistema Prisional. Direitos Humanos. Cidadania.

Resumo

O presente artigo traz indagações acerca da oferta da Educação no Sistema Prisional do Estado do Paraná, a ser discutido à luz dos Direitos Humanos, Educação e da Cidadania. Para a referida discussão considera-se os dados do Departamento Penitenciário do Paraná - DEPENPR (2022), os quais revelam que 13.890 pessoas presas não estiveram, em 2022, inseridas na escolarização no contexto do Sistema Prisional paranaense, o que pressupõe violações quanto aos Direitos à Educação, Direitos Humanos e também à Cidadania. Assim, o artigo aqui delineado tem como objetivo analítico deflagrar a oferta da Educação no sistema prisional paranaense. A metodologia de pesquisa está organizada em dois capítulos, a partir do procedimento metodológico de Revisão Bibliográfica, com autores que elucidam reflexões, acerca da Educação como Direito aos sujeitos presos e não um privilégio a ser concedido a eles. Para embasar teoricamente a presente discussão impera trazer à baila as contribuições de Anísio Teixeira (1956), a partir da obra denominada “Educação não é privilégio” e como essa assertiva é aqui compreendida no espaço da educação prisional, mais especificamente do estado do Paraná, ao considerar os pressupostos legais de direitos. Pelo exposto, cabe afirmar, por fim, que todos os sujeitos que não concluíram a Educação Básica, conforme LDBN (Brasil, 1996) na idade própria, são cidadãos de um mesmo status que buscam exercer cidadania pelo Direito à Educação, onde inclui-se os que se encontram em privação de liberdade no estado do Paraná.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcia Leonora Dudeque, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Educação pela Universidade de São Paulo – FE/USP. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas GEPÊPrivação – FE/USP. Especialista em Educação de Jovens e Adulto, em Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos e em Pedagogia Social. Autora de material didático aprovado pelo PNLDEJA, modalidade Educação de Jovens e Adultos. Atua na Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8268-958X.

Rubia Fernanda  Quinelatto, Universidade de São Paulo

Pós-doutora em Educação pela Universidade de São Paulo – FE/USP. Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Servidora Federal na Pró-Reitoria Administrativa da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas GEPÊPrivação – FE/USP e do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação e Justiça Social – EDUJUS – UFPA. Professora-Pesquisadora do temário de Educação, Política e Direitos. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0827-3869. 

Downloads

Publicado

2025-02-11

Como Citar

Dudeque, M. L., & Quinelatto, R. (2025). EDUCAÇÃO NO SISTEMA PRISIONAL DO ESTADO DO PARANÁ: DIREITO OU PRIVILÉGIO?. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(2), 850–868. https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.17953