O AUTISMO E O PSICÓLOGO NA PSICOLOGIA CLÍNICA

Autores

  • Angela Karenine Saraiva  Alves Universidade da Amazônia
  • Thamy Saraiva  Alves Universidade da Amazônia

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4162

Palavras-chave:

Psicologia. Autismo. Psicologia Clínica.

Resumo

O presente artigo trata em analisar a psicologia clínica quanto ao transtorno do espectro autista (TEA), na sociedade contemporânea, tendo como objetivos específicos compreender a importância do psicólogo no tratamento do transtorno do espectro do autismo na sociedade contemporânea; conhecer a prática do psicólogo na psicologia clínica quando se refere ao transtorno do espectro autista na sociedade contemporânea. A base teórica alicerça-se nos autores que buscam saber sobre o autismo e a socialização autista. Este trabalho é resultado de uma pesquisa de natureza bibliográfica de caráter qualitativo, cuja relevância é perceber a importância desse profissional – o psicólogo quanto à pessoa com autismo, no entrelace de desafios de compreender suas manifestações, quanto às descobertas que enfatizam os tratamentos na psicologia clínica na sociedade contemporânea.

Biografia do Autor

Angela Karenine Saraiva  Alves, Universidade da Amazônia

Graduanda de Psicologia pela Universidade da Amazônia - UNAMA (2018). E- mail: angelaksalves@gmail.com

Thamy Saraiva  Alves, Universidade da Amazônia

Doutora em Comunicação, Linguagem e Cultura pela Universidade da Amazônia (2019), Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará (2013), Especialista em Análises Linguísticas e Estudos Literários pela Universidade Estadual do Pará (2011), Especialista em Língua Portuguesa e Literaturas pela Faculdade Integrada Brasil Amazônia (2010), Graduação em Licenciatura em Letras com Habilitação em Língua Portuguesa, Inglesa e Literaturas pela Universidade do Estado do Maranhão (2009), Possui Cursos livre de Libras e TEA, atuando nas temáticas: linguística, literatura, variação linguística, semântica, ensino de Língua portuguesa,  Sociolinguística e interdisciplinaridade de Linguagem. E-mail:     thamysalves@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

2022-02-28 — Atualizado em 2022-03-12

Versões

Como Citar

Alves, A., & Alves, T. (2022). O AUTISMO E O PSICÓLOGO NA PSICOLOGIA CLÍNICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(2), 201–218. https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4162 (Original work published 28º de fevereiro de 2022)