CONTRIBUIÇÕES DA CLÍNICA PSICANALÍTICA LACANIANA PARA O TRATAMENTO DA PSICOSE INFANTIL

Autores

  • Bianca Lopes Oleiro Centro Universitário UNIFAAT
  • Rafael da Nova Favarin Centro Universitário UNIFAAT

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3567

Palavras-chave:

Psicose Infantil. Autismo. Psicanálise. Clínica. Lacan.

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo investigar as contribuições da clínica psicanalítica lacaniana para o tratamento da psicose infantil, sob a perspectiva do diagnóstico diferencial entre psicose infantil e autismo e, como consequência, a necessidade de tratamentos específicos a cada um destes casos. Outro aspecto de análise foi a investigação quanto à expansão imprescindível do repertório de estudos e bibliografias sobre o tema, a fim de aprimorar a construção de métodos e tratamentos característicos a cada caso, sendo o intuito garantir a eficácia dos tratamentos. Para isso, a realização do trabalho teve como método empregado o levantamento bibliográfico e a revisão dos materiais selecionados, a partir do referencial teórico da Psicanálise. No primeiro capítulo foi possível aprofundar tal análise ao descrever os conceitos da psicose. Já no segundo capítulo, especificou-se acerca das contribuições clássicas da psicanálise para a clínica infantil, bem como em relação aos manejos clínicos específicos para o tratamento da psicose infantil. Os resultados da pesquisa apontam que o objetivo da psicanálise de orientação lacaniana no tratamento da psicose infantil é compreender a demanda da própria criança em sofrimento, e auxiliá-la em seu desenvolvimento e qualidade de vida. Evidencia-se que há eficácia nesse tratamento, à luz da psicanálise, com base nas experiências de transformação do método clássico desenvolvidas também por psicanalistas contemporâneos, para alcançar o discurso analítico da criança psicótica.

Biografia do Autor

Bianca Lopes Oleiro, Centro Universitário UNIFAAT

Bacharel em Psicologia pelo Centro Universitário UNIFAAT. E-mail: bianca.oleiro@hotmail.com.

Rafael da Nova Favarin, Centro Universitário UNIFAAT

Mestre em Psicologia; professor nos cursos de Psicologia e Pedagogia no Centro Universitário UNIFAAT. E-mail: rnfavarin@gmail.com.

Downloads

Publicado

30/12/2021

Como Citar

Oleiro, B. L. ., & Favarin, R. da N. . (2021). CONTRIBUIÇÕES DA CLÍNICA PSICANALÍTICA LACANIANA PARA O TRATAMENTO DA PSICOSE INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(12), 1208–1231. https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3567