A SOCIOLOGIA DOS APARELHOS IDEOLÓGICOS DO ESTADO: O PAPEL DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i1.3765Palavras-chave:
Poder. Estado. Aparelhos Ideológicos. Instituições Educacionais.Resumo
Este artigo desdobra-se a apresentar a problematização de uma realidade histórica brasileira, “A sociologia dos aparelhos ideológicos do estado: o papel das instituições de ensino”, com fundamento na teoria crítica, abordando a sua construção histórica e os processos políticos em que se inserem. Objetiva-se problematizar dados sobre a situação sociológica que entrelaça a tríade, poder, estado e aparelhos ideológicos. De forma específica, buscou-se discutir sobre a forma como se manifestam no contexto social, em especial ao que concerne ao trato das instituições de ensino como mecanismos de desenvolvimento social e não simplesmente ideológico. Para atingir os objetivos do estudo, foram realizadas leituras exploratórias, seletivas, analíticas e interpretativas de livros e artigos. Assim, utilizou-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico alicerçada nos estudos de autores consagrados na área das políticas públicas e sociologia da educação. Concluindo, a problematização sobre a interpretação do tema, permite compreender que as ações desenvolvidas pelo aparelho ideológico no caso específico, permite o desencadeamento de disposições e um desafio de formar e transformar, consequentemente, isso requer uma concepção integradora do pensar, sentir e agir no contexto do mundo real, a formação científica não se confunde com ideologias específicas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY