DIFERENTES ABORDAGENS DA METODOLOGIA CANVAS: UMA ANÁLISE COMPARATIVA PARA A CONTRIBUIÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DE NEGÓCIOS

Autores

  • Fernando Buzzi Gonçalves de Jesus
  • Eliane Gariani PUC-PR

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3618

Palavras-chave:

Empreendedorismo. Planejamento estratégico. Planejamento estratégico em marketing. Inovação. Business Model Canvas. Brain Model Cavas.

Resumo

Empreendedorismo, inovação planejamento estratégico, marketing, são o carro chefe para a criação e administração de qualquer empresa ou projeto. Para tanto, neste artigo descreve-se como que essa estrutura pode ser compreendida, através de ferramentas que facilitam a visualização do negócio e, portanto, viabilizam decisões mais assertivas para um projeto de empreendimento. São apresentadas duas ferramentas utilizada para a estruturação de um negócio, o Business Model Canvas e o Brain Model Cavas, aplicadas na formatação de um projeto de treinamento para lideranças. Com a utilização destes instrumentos, fica evidente de contribuição do Brain Model Canvas para identificar e melhor conhecer o potencial consumidor, já o Business Model Canvas para a estruturação da proposta de valor do negócio como um tudo.

Biografia do Autor

Fernando Buzzi Gonçalves de Jesus

Psicólogo, especialista em Neuropsicopedagogia e educação especial inclusiva. E-mail: fernando.buzzi@hotmail.com

Eliane Gariani, PUC-PR

Orientadora do artigo. Professora na Univille. Mestre em Administração pela PUC-PR. E-mail: eliane.gariani@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

04/01/2022

Como Citar

Jesus, F. B. G. de ., & Gariani, E. . (2022). DIFERENTES ABORDAGENS DA METODOLOGIA CANVAS: UMA ANÁLISE COMPARATIVA PARA A CONTRIBUIÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DE NEGÓCIOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(12), 1593–1608. https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3618