EJA: UMA APRENDIZAGEM POSSÍVEL

Autores

  • Rosângela das Neves Leite Faculdade Norte do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3574

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos. Aprendizagem. Vivências do aluno. Mudança.

Resumo

Muitos são os motivos que impedem alguém de frequentar a escola, mas maiores que eles são os motivos para voltar a estudar. Seja pela necessidade de um emprego melhor ou apenas pelo prazer de ler e entender algo que está escrito, estudar é essencial atualmente e sempre há tempo para ir em busca dos sonhos e refazer a vida. O acesso à Educação é fundamental para que todos possam intervir de modo consciente na esfera pública, participar plenamente da vida cultural e contribuir com seu trabalho para a satisfação das necessidades básicas e a melhoria das condições de vida da sociedade. E, embora, o conhecimento deva ser construído a partir das vivências do aluno, é importante apresentar ao aluno argumentos para que este mude de paradigma e busque a leitura, o debate e a reconstrução do eu sem desqualificar seus saberes. Freire diz algo interessante: “Ai de nós se não sonharmos sonhos possíveis.” Mister se faz evidenciar que a EJA é uma educação possível e capaz de mudar significativamente a vida de uma pessoa, permitindo-lhe reescrever sua história de vida.

Biografia do Autor

Rosângela das Neves Leite, Faculdade Norte do Paraná

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Norte do Paraná (UNOPAR), Graduada em Ciências Naturais (FACIBA), Pós-Graduada em Educação de Jovens e Adultos (GAMA FILHO), Pós - Graduada em Gestão Escolar (GAMA FILHO).  Estudante do curso de Mestrado (INTEGRALIZE). Atua como docente da rede municipal de Esplanada e Entre – Rios, cidades do estado da Bahia. Email: rleite792@gmail.com

Downloads

Publicado

2021-12-30

Como Citar

Leite, R. das N. . (2021). EJA: UMA APRENDIZAGEM POSSÍVEL . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(12), 1311–1319. https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3574