EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA MODALIDADE EM BUSCA DE IDENTIDADE

Autores

  • Rosângela das Neves Leite UNOPAR

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3570

Palavras-chave:

Identidade. Educação de Jovens e Adultos. Vivências. Aprendizagem.

Resumo

Protagonistas de histórias reais e ricos em experiências vividas, os alunos da EJA configuram tipos humanos e diversos, são pessoas que chegam à escola já depois de adultos formando assim grupos diversos onde cada um tem sua própria personalidade. Nessa modalidade de ensino, é fundamental que professores se preocupem em conhecer a história de vida de seus alunos, seus anseios, sua cultura, seu repertório linguístico, buscando um processo de ensino-aprendizagem que seja respeitoso e, ao mesmo tempo, produtivo. Muitos docentes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) desconhecem a realidade de vida dos seus alunos e isso dificulta sensivelmente a interação professor-aluno e o processo ensino-aprendizagem. Conhecer o alunado da EJA é condição para que se minimize a possibilidade de ver, mais uma vez, o desânimo, a baixa autoestima, a insegurança e consequentemente a evasão escolar. Cada pessoa vai se construindo pouco a pouco todos os dias. A nossa identidade pessoal é como uma colcha de retalhos que vamos construindo através dos sentimentos, percepções e representações que temos de nós mesmos e do ambiente em que vivemos. Assim, um ensino diferenciado, respeitando a identidade e o tempo de cada indivíduo se faz necessário para a garantia de um ensino mais humanitário e significativo.

Biografia do Autor

Rosângela das Neves Leite, UNOPAR

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Norte do Paraná (UNOPAR), Graduada em Ciências Naturais (FACIBA), ( Pós-Graduada em Educação de Jovens e Adultos (GAMA FILHO), Pós - Graduada em Gestão Escolar (GAMA FILHO).  Estudante do curso de Mestrado (INTEGRALIZE). Atua como docente da rede municipal de Esplanada e Entre – Rios, cidade do estado da Bahia. Email: rleite792@gmail.com

Downloads

Publicado

30/12/2021

Como Citar

Leite, R. das N. . (2021). EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA MODALIDADE EM BUSCA DE IDENTIDADE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(12), 1244–1250. https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3570