EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA MODALIDADE EM BUSCA DE IDENTIDADE
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3570Palabras clave:
Identidade. Educação de Jovens e Adultos. Vivências. Aprendizagem.Resumen
Protagonistas de histórias reais e ricos em experiências vividas, os alunos da EJA configuram tipos humanos e diversos, são pessoas que chegam à escola já depois de adultos formando assim grupos diversos onde cada um tem sua própria personalidade. Nessa modalidade de ensino, é fundamental que professores se preocupem em conhecer a história de vida de seus alunos, seus anseios, sua cultura, seu repertório linguístico, buscando um processo de ensino-aprendizagem que seja respeitoso e, ao mesmo tempo, produtivo. Muitos docentes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) desconhecem a realidade de vida dos seus alunos e isso dificulta sensivelmente a interação professor-aluno e o processo ensino-aprendizagem. Conhecer o alunado da EJA é condição para que se minimize a possibilidade de ver, mais uma vez, o desânimo, a baixa autoestima, a insegurança e consequentemente a evasão escolar. Cada pessoa vai se construindo pouco a pouco todos os dias. A nossa identidade pessoal é como uma colcha de retalhos que vamos construindo através dos sentimentos, percepções e representações que temos de nós mesmos e do ambiente em que vivemos. Assim, um ensino diferenciado, respeitando a identidade e o tempo de cada indivíduo se faz necessário para a garantia de um ensino mais humanitário e significativo.
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