EDUCA & AÇÃO! LEVANDO A PRÁTICA AOS ACADÊMICOS DE ENGENHARIA CIVIL NO ENSINO REMOTO UTILIZANDO UM JOGO SÉRIO COMO METODOLOGIA ATIVA

Autores

  • Daniel Alves dos Santos IFTO Palmas
  • Gustavo Yuji Ito IFTO Palmas
  • Pedro Ignácio Meneghetti Scheid IFTO Palmas
  • Héllica Machado Barbosa IFTO Palmas
  • Kaio Henrique Pires da Silva IFTO Palmas
  • Virley Lemos de Souza UnB

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3568

Palavras-chave:

Habilidades gerenciais. Soft skills. Metodologia ativa. Serious game. Ensino remoto.

Resumo

Competências gerenciais são fundamentais para absorção no mercado de trabalho, porém o aluno de engenharia civil possui carga horária fundamentalmente teórica, contrariando a aprendizagem do engenheiro, já que 70% de sua formação vem com experiências práticas, 20% por meio da interação com profissionais colegas e apenas 10% das formas teóricas. Diante desse cenário, é preciso levar a prática até a graduação do aluno, e as metodologias ativas são uma opção para isso. As metodologias ativas colocam o acadêmico como figura central de sua aprendizagem, deixando a ideia da passividade do aluno em relação ao seu processo de aprendizagem. Existem várias metodologias ativas, mas, como já é aplicado nas empresas, os serious games são uma forma de desenvolver competências ao mesmo tempo que leva as estratégias do mercado de trabalho à graduação. Um jogo sério baseado no RPG (RPG) Educa & Ação! foi desenvolvido, o qual é totalmente adaptável às disciplinas, tanto no tema como na duração e aplicação. Idealizado inicialmente para a educação presencial, o Educa & Ação! foi repensado para a realidade do ensino a distância, e uma nova validação foi feita com alunos de engenharia civil que já cursaram ou estão cursando a disciplina de Planejamento e Gestão de Obras. O resultado do feedback foi positivo: 100% acreditam que o Educa & Ação! é uma ferramenta que contribui para a sua formação, o Educa & Ação! desenvolve soft skills dos jogadores, 100% jogariam novamente e 100% se divertiam jogando.

Biografia do Autor

Daniel Alves dos Santos, IFTO Palmas

Acadêmico do Curso de Engenharia Civil – IFTO Palmas. E-mail: kdanielalvesw@gmail.com

Gustavo Yuji Ito, IFTO Palmas

Acadêmico do Curso de Engenharia Civil – IFTO Palmas. E-mail: gustavo.yuito@gmail.com

Pedro Ignácio Meneghetti Scheid, IFTO Palmas

Graduado em Engenharia Civil – IFTO Palmas. E-mail: p.scheid22@gmail.com

Héllica Machado Barbosa, IFTO Palmas

Acadêmica do Curso de Engenharia Civil – IFTO Palmas. E-mail: hellica_machado@hotmail.com

Kaio Henrique Pires da Silva, IFTO Palmas

Acadêmico do Curso de Engenharia Civil – IFTO Palmas. E-mail: kaiohp.silva1@gmail.com

Virley Lemos de Souza, UnB

Doutor em Construção Civil com ênfase em Gestão (UnB), MESTRE em Estruturas e Construção Civil com foco em Gestão e Planejamento (UnB). Possui ESPECIALIZAÇÕES em nível lato sensu nas seguintes formações: Gestão e Auditoria na Administração Pública (FALBE); Agente de Inovação e Difusão Tecnológica (ABIPT/UFT), Educação Profissional Integrada à Educação Básica (IFTO), Saneamento e Meio Ambiente (FTB). Professor do Curso de Engenharia Civil – IFTO Palmas. E-mail: virley@ifto.edu.br

Downloads

Publicado

2021-12-30

Como Citar

Santos, D. A. dos ., Ito, G. Y. ., Scheid, P. I. M. ., Barbosa, H. M. ., Silva, K. H. P. da ., & Souza, V. L. de . (2021). EDUCA & AÇÃO! LEVANDO A PRÁTICA AOS ACADÊMICOS DE ENGENHARIA CIVIL NO ENSINO REMOTO UTILIZANDO UM JOGO SÉRIO COMO METODOLOGIA ATIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(12), 1232–1243. https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3568