A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Edson Rossi FUNIP
  • Ariane Paola Lima Araujo Universidade Cruzeiro do Sul

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3498

Palavras-chave:

Currículo. Educação Financeira. Educação Básica. Matemática Financeira.

Resumo

A Educação Financeira conforme será apresentada neste trabalho, tem papel importante em nossa sociedade, e a escola é o elo essencial entre o aluno e o conhecimento. É na escola que serão feitas as experimentações entre a aprendizagem e a realidade vivida pelo aluno. Dessa forma, o presente trabalho foi elaborado visando apresentar um estudo sobre a importância da Educação Financeira, de modo que seja justificado, que esse tema possa ser trabalhado pelos professores durante todo o período em que o aluno estiver cursando a educação básica. Esse é um assunto que já vem sendo levantado por diversos autores, conforme será apresentado neste trabalho. Nos dias atuais, ainda é pouco a relevância que se dá ao tema, mesmo sendo recomendado na BNCC – Base Nacional Comum Curricular. Para a realização deste trabalho foram consultados livros, documentos como a própria BNCC e outras fontes bibliográficas que comprovam a importância desse assunto para a educação dos alunos e a formação de cidadãos críticos e que estejam mais preparados para enfrentar a realidade fora da sala de aula. Kliemann, Silva e Dullius (2011) ainda reforçam que os alunos precisam ter contato com o aprendizado da Matemática Financeira desde cedo na sala de aula, e que a Educação Financeira tenha sua real significância reconhecida na sociedade, e que através da conquista desse conhecimento os cidadãos venham a se tornar mais prudentes e conscientes diante a realidade.

Biografia do Autor

Edson Rossi, FUNIP

Licenciando em Matemática pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), Especialização em Matemática Financeira e Estatística (FUNIP), Especialização em Engenharia de Segurança Contra Incêndio e Pânico (UCAM) e Graduação em Arquitetura e Urbanismo (UNIUBE).

Ariane Paola Lima Araujo, Universidade Cruzeiro do Sul

Licencianda em Pedagogia pela UNOPAR, Especialização em Gestão Escolar: Administração, Supervisão e Orientação (UCAM), Especialização em Psicopedagogia Institucional (Universidade Cruzeiro do Sul) e Graduação em Psicologia (UNIUBE).

Downloads

Publicado

30/12/2021

Como Citar

Rossi, E. ., & Araujo, A. P. L. . (2021). A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(12), 765–776. https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3498