REGIME DE HISTORICIDADE E ENSINO DE HISTÓRIA NO BRASIL DO SÉCULO XIX

doi.org/10.29327/217514.6.12-25

Autores

  • Wilian Lucas Martinhão Universidade Estadual de Mato Grasso do Sul

Palavras-chave:

Regime de historicidade. Ensino de História. Temporalidade.

Resumo

A proposta deste trabalho é, a partir de um levantamento bibliográfico, compreender qual regime de historicidade, na perspectiva metodológica de François Hartog, se apresenta na história do ensino de história no Brasil a partir do seu início enquanto disciplina no século XIX. Como essa temporalidade se mostra no processo de composição do ensino de história interseccionado a sua função política para a formação de uma identidade nacional.

 

Biografia do Autor

Wilian Lucas Martinhão, Universidade Estadual de Mato Grasso do Sul

Mestrando em Ensino de História pela Universidade Estadual de Mato Grasso do Sul (UEMS). Possui graduação em História  pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Bacharelado em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Oeste do Brasil em Mato Grosso do Sul (STBOB).  Professor de Filosofia para Ensino Médio na rede Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul. Professor de História no Ensino Fundamental na Secretaria Municipal de Educação de Mato Grasso do Sul. E-mail para contato: wilianlucas@gmail.com.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

Martinhão, W. L. (2020). REGIME DE HISTORICIDADE E ENSINO DE HISTÓRIA NO BRASIL DO SÉCULO XIX: doi.org/10.29327/217514.6.12-25. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 6(12), 15. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/328