GÊNERO, FEMINISMO NEGRO E COLONIALISMO: DIÁLOGOS NECESSÁRIOS

doi.org/10.29327/217514.6.12-22

Autores

  • Raquel Soares Bonatto Universidade Federal do Rio Grande do Sul/RS

Palavras-chave:

Feminismo Negro. Colonialismo.  Poder.  Corpo.

Resumo

Neste artigo, apresento uma revisão bibliográfica acerca da temática do corpo, gênero e poder, segundo a teoria Foucaultiana.  Dessa forma, apresenta-se em seguida, uma revisão teórica de autoras negras, pesquisadores dos estudos do Feminismo Negro, onde revelam a inevitável estrutura Colonialista que forma nossa sociedade. Em seguimento da temática, apresentam-se algumas facetas da estrutura Colonialista no que cerne as questões do gênero feminino e, principalmente, no que compete às questões de gênero-raça das mulheres negras.

 

 

 

Biografia do Autor

Raquel Soares Bonatto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/RS

Psicóloga pela Universidade Federal do Rio Grande/RS. Especialista em Psicologia Jurídica pela Faculdade FAVENI. Especialista em Abordagem Multidisciplinar em Dependência Química pela Universidade Federal do Rio Grande/RS. > Pós-graduanda em Especialização em Sociologia, pela Universidade Federal do Rio Grande/RS.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

Bonatto, R. S. (2020). GÊNERO, FEMINISMO NEGRO E COLONIALISMO: DIÁLOGOS NECESSÁRIOS: doi.org/10.29327/217514.6.12-22. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 6(12), 07. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/325