EDUCAÇÃO INTEGRAL OU ARRANJO CURRICULAR? Análise da Proposta de Educação Integral do Município de Salvador

doi.org/10.29327/217514.6.12-20

Autores

  • Tatiana Maria dos Santos Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Palavras-chave:

Educação. Currículo. Educação Integral. Programa Mais Educação.

Resumo

Este trabalho objetiva-se analisar a concepção de currículo na Proposta de Educação Integral de tempo Integral implementada nas escolas públicas municipais de Salvador. Discutiam-se especificamente as abordagens tradicionais e críticas de currículo, enfatizando a importância desse artefato social na educação e sobretudo, na formação das pessoas. Analisam-se as principais concepções de educação integral, as proposições de Anísio Teixeira sobre o tema e o Programa Mais Educação. Reflete-se ainda sobre a mudança de paradigmas que vem contribuindo para novas concepções de currículo, abrindo a possibilidade para outras práticas pedagógicas. 



Biografia do Autor

Tatiana Maria dos Santos, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Pedagoga, Psicopedagoga. Especialista em Educação Integral pela Universidade Federal da Bahia.
(UFBA). Estudante especial do mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade
Federal da Bahia. (UFBA). Coordenadora Pedagógica do município de Salvador- Bahia.
mtatyanasantos@gmail.com.

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Publicado

2020-12-31

Como Citar

Santos, T. M. . dos . (2020). EDUCAÇÃO INTEGRAL OU ARRANJO CURRICULAR? Análise da Proposta de Educação Integral do Município de Salvador: doi.org/10.29327/217514.6.12-20. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 6(12), 18. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/323