LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ASPECTOS HISTÓRICOS E PEDAGÓGICOS

Autores

  • Marlene Santana de Sene Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia
  • Jucilene Campos de Almeida Silva NEAD/UFMT
  • Denis de Moraes Dias dos Santos Facitec
  • Maria Marlene Pinheiro Unic- Universidade de Cuiabá

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3210

Palavras-chave:

Ludicidade. Educação. Infância. Criança. Práticas pedagógicas.

Resumo

Os fatores sociais sempre interferiram na maneira de se compreender infância e, também, no modo de se tratar educação infantil. Atualmente não é diferente, com isso é necessário, implementar ações que busquem a melhor forma de se trabalhar educação infantil, evitando a mecanização das crianças. Desta forma, esse artigo trabalha com o papel da ludicidade na educação infantil, mostrando como se modificou a percepção de infância ao logo do tempo e como isso influenciou nas medidas educativas, resgatando os conceitos sobre ludicidade, trazendo um apanhando histórico sobre tal, e também pontuando sobre práticas educativas. A parti disso, percebemos como a introdução de práticas lúdicas permitem uma construção de dinâmica do conhecimento, fornecendo uma formação crítica e criativa.

 

Biografia do Autor

Marlene Santana de Sene, Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia

Graduada em Licenciatura em pedagogia pela universidade de Cuiabá e pós-graduada em Educação Infantil e Alfabetização pela Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia. E-mail: marlenesene14@hotmail.com

Jucilene Campos de Almeida Silva, NEAD/UFMT

Graduada em licenciatura em Pedagogia com ênfase na Educação Infantil pela NEAD/UFMT

Denis de Moraes Dias dos Santos, Facitec

Graduada em pedagogia pela Faculdade Anhanguera e pós-graduada em Ludo pedagogia pela Facitec

Maria Marlene Pinheiro, Unic- Universidade de Cuiabá

Graduada em Pedagogia pela Unic- Universidade de Cuiabá

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Publicado

2021-12-03

Como Citar

Sene, M. S. de ., Silva, J. C. de A. ., Santos, D. de M. D. dos ., & Pinheiro, M. M. . (2021). LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ASPECTOS HISTÓRICOS E PEDAGÓGICOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(11), 1483–1490. https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3210