AS ROTINAS E ATIVIDADES PERMANENTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3209Palavras-chave:
Educação Básica. Educação Infantil. Rotina.Resumo
Podemos destacar, como um marco importante, a promulgação da última Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira - LDB 9394/96, em 1996, quando foi definido que as creches, em todos os municípios brasileiros, não poderiam ser mais interligadas às Secretarias de Ação Social, perdendo seu caráter assistencialista. Isto significa que o foco do cuidado, comumente efetivado nas creches brasileiras, até então, foi se interligando às preocupações educativas. Em atenção à rotina na Educação Infantil sempre foi permeada pelas mais diversas significações e concepções ao longo do tempo, sendo compreendida como amarra, disciplinadora de almas pequenas, além de estruturante e significante para educadores e educandos. Esta trajetória tem sido compreendida – e desenvolvida – de diversas perspectivas, sendo possível perceber, ao longo da existência das instituições de educação infantil, em sua organização – e sua função – influências de diversas ordens, como religiosa, filosófica, médica, psicológica e biológica, refletindo e, ao mesmo tempo, promovendo as reconstruções do conceito de rotina na Educação Infantil.
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