AS ROTINAS E ATIVIDADES PERMANENTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores/as

  • Denis de Moares dias dos Santos Facitec
  • Jucilene Campos de Almeida NEAD/UFMT
  • Marlene Santana de Sene Invest. de Ciências e Tecnologia
  • Maria Marlene Pinheiro Silva Unic Universidade de Cuiabá

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3209

Palabras clave:

Educação Básica. Educação Infantil. Rotina.

Resumen

Podemos destacar, como um marco importante, a promulgação da última Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira - LDB 9394/96, em 1996, quando foi definido que as creches, em todos os municípios brasileiros, não poderiam ser mais interligadas às Secretarias de Ação Social, perdendo seu caráter assistencialista. Isto significa que o foco do cuidado, comumente efetivado nas creches brasileiras, até então, foi se interligando às preocupações educativas. Em atenção à rotina na Educação Infantil sempre foi permeada pelas mais diversas significações e concepções ao longo do tempo, sendo compreendida como amarra, disciplinadora de almas pequenas, além de estruturante e significante para educadores e educandos. Esta trajetória tem sido compreendida – e desenvolvida – de diversas perspectivas, sendo possível perceber, ao longo da existência das instituições de educação infantil, em sua organização – e sua função – influências de diversas ordens, como religiosa, filosófica, médica, psicológica e biológica, refletindo e, ao mesmo tempo, promovendo as reconstruções do conceito de rotina na Educação Infantil.

Biografía del autor/a

Denis de Moares dias dos Santos, Facitec

Graduada em pedagogia pela Faculdade Anhanguera e pós-graduada em Ludo pedagogia pela Facitec.

Jucilene Campos de Almeida, NEAD/UFMT

Graduada em licenciatura em Pedagogia com ênfase na Educação Infantil pela NEAD/UFMT.

Marlene Santana de Sene, Invest. de Ciências e Tecnologia

Alfabetização pela Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia.  E-mail: marlenesene14@hotmail.com

Maria Marlene Pinheiro Silva, Unic Universidade de Cuiabá

Graduada em Pedagogia pela Unic Universidade de Cuiabá.

Publicado

2021-12-03

Cómo citar

Santos, D. de M. dias dos ., Almeida, J. C. de ., Sene, M. S. de ., & Silva, M. M. P. . (2021). AS ROTINAS E ATIVIDADES PERMANENTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(11), 1474–1482. https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3209