A CONTRIBUIÇÃO DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL PARA O ENSINO E A EDUCAÇÃO

Doi.org/10.29327/211653.5.3-5

Autores

  • Taina Pereira Universidade do Extremo Sul Catarinense.
  • Ademir Damazio Universidade Federal de Santa Catarina.

Palavras-chave:

Educação. Ensino. Histórico-Cultural.

Resumo

O presente trabalho se constituiu como estudo bibliográfico no âmbito da Teoria da Atividade e Psicologia Histórico-Cultural (PHC). O objetivo é apontar elementos fundamentais da PHC que contribuem no processo de organização do ensino escolar. A base de análise foi a literatura em três instâncias: 1) dois clássicos da Teoria Histórico-Cultural, Vigotski e Leontiev; 2) uma estudiosa que conviveu com os pesquisadores da terceira geração, Shuare; 3) e estudiosos atuais da referida teoria, Dusavitskii e Bertoldo. Dusavitskii (2014) destaca que uma das principais contribuições dessa teoria é seu pressuposto de que é papel da escola o desenvolvimento da personalidade nas máximas potencialidades. Os estudos de Vigotski (2000), precursor da Psicologia Histórico-Cultural, anteciparam questões fundamentais para psicologia, que contribui na atualidade para a educação. Shuare (1990) expõe temas e conceitos como: os níveis de desenvolvimento e zona de desenvolvimento proximal. Por sua vez, Leontiev, no contexto da Teoria da Atividade compreende a educação como um processo sócio histórico de objetivação/apropriação (BERTOLDO, 2010). Dentre as contribuições dessa teoria, destaca-se a concepção de que a educação e o ensino são meios para o desenvolvimento do homem, em suas máximas possibilidades, principalmente no que diz respeito às funções psicológicas superiores, à personalidade e à consciência. Por decorrência, surge a psicologia pedagógica como uma unidade de duas áreas do conhecimento humano. 

Biografia do Autor

Taina Pereira, Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Mestranda pela Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC – Criciúma/SC, Brasil.

Ademir Damazio, Universidade Federal de Santa Catarina.

Doutor pela Universidade Federal de Santa Catarina e professor da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC – Criciúma/SC, Brasil.

Downloads

Publicado

2019-12-30

Como Citar

Pereira, T. ., & Damazio, A. . (2019). A CONTRIBUIÇÃO DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL PARA O ENSINO E A EDUCAÇÃO : Doi.org/10.29327/211653.5.3-5. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 5(3), 12. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/32