A CONTRIBUIÇÃO DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL PARA O ENSINO E A EDUCAÇÃO

Doi.org/10.29327/211653.5.3-5

Autores

  • Taina Pereira Universidade do Extremo Sul Catarinense.
  • Ademir Damazio Universidade Federal de Santa Catarina.

Palavras-chave:

Educação. Ensino. Histórico-Cultural.

Resumo

O presente trabalho se constituiu como estudo bibliográfico no âmbito da Teoria da Atividade e Psicologia Histórico-Cultural (PHC). O objetivo é apontar elementos fundamentais da PHC que contribuem no processo de organização do ensino escolar. A base de análise foi a literatura em três instâncias: 1) dois clássicos da Teoria Histórico-Cultural, Vigotski e Leontiev; 2) uma estudiosa que conviveu com os pesquisadores da terceira geração, Shuare; 3) e estudiosos atuais da referida teoria, Dusavitskii e Bertoldo. Dusavitskii (2014) destaca que uma das principais contribuições dessa teoria é seu pressuposto de que é papel da escola o desenvolvimento da personalidade nas máximas potencialidades. Os estudos de Vigotski (2000), precursor da Psicologia Histórico-Cultural, anteciparam questões fundamentais para psicologia, que contribui na atualidade para a educação. Shuare (1990) expõe temas e conceitos como: os níveis de desenvolvimento e zona de desenvolvimento proximal. Por sua vez, Leontiev, no contexto da Teoria da Atividade compreende a educação como um processo sócio histórico de objetivação/apropriação (BERTOLDO, 2010). Dentre as contribuições dessa teoria, destaca-se a concepção de que a educação e o ensino são meios para o desenvolvimento do homem, em suas máximas possibilidades, principalmente no que diz respeito às funções psicológicas superiores, à personalidade e à consciência. Por decorrência, surge a psicologia pedagógica como uma unidade de duas áreas do conhecimento humano. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taina Pereira, Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Mestranda pela Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC – Criciúma/SC, Brasil.

Ademir Damazio, Universidade Federal de Santa Catarina.

Doutor pela Universidade Federal de Santa Catarina e professor da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC – Criciúma/SC, Brasil.

Downloads

Publicado

2019-12-30

Como Citar

Pereira, T. ., & Damazio, A. . (2019). A CONTRIBUIÇÃO DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL PARA O ENSINO E A EDUCAÇÃO : Doi.org/10.29327/211653.5.3-5. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 5(3), 12. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/32