UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA DE ATIKUM SALGUEIRO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3103Palavras-chave:
Indígenas. Atikum. Educação. Desafios.Resumo
Este artigo busca discutir a importância da Educação Escolar Indígena no processo de fortalecimento dos saberes específicos e diferenciados. Quando os povos indígenas afirmam que a educação escolar indígena é um grande desafio, a razão principal não é o desconhecimento de procedimentos didáticos ou de conteúdos curriculares, mas sim o fato que a lógica de organizações da escola contraria a lógica de vida destas culturas, a seguinte pesquisa justifica-se em formar e conscientizar os indígenas a serem protagonistas dos seus próprios saberes, pois a educação colonizadora tem como objetivo manipular, integrar e apagar da memória dos povos indígenas suas identidades, fazendo com que os povos originários tornem-se iguais à sociedade envolvente. O objetivo do artigo é valorizar os conhecimentos tradicionais do povo Atikum sendo conhecedores da sua própria história. Com a luta e resistência dos mais velhos, pela garantia dos direitos aos reconhecimentos nacionais negados há muitos séculos. A iniciativa foi usar o ensino a seu favor, pois desta maneira estariam aprendendo a se defender através da oralidade. Entendemos que a educação indígena aprende-se na comunidade.
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