ANÁLISE DOS RISCOS À SAÚDE DO TRABALHADOR DA INDÚSTRIA DE PROCESSAMENTO DE PESCADO

doi.org/10.29327/217514.6.12-3

Autores

  • Felipe de Paula Hospital Dr. Carlos Alberto Studart Gomes
  • Raquel da Silveira Kataoka de Paula Hospital Universitário Walter Cantídio

Palavras-chave:

Acidentes de Trabalho. Ergonomia. Exposição ao Frio. Risco.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo destacar a importância que a indústria de processamento de pescados tem apresentado nos últimos anos, e suas implicações na saúde do trabalhador. Tanto no Brasil como no mundo, o crescimento pujante da aquicultura e o consequente fortalecimento do setor de beneficiamento de carnes de pescados é acompanhado pela demanda de força de trabalho que se expõe aos riscos inerentes desse tipo de indústria. Os riscos ocupacionais dessa atividade abrangem as lesões osteomusculares decorrentes do trabalho, a exposição à amônia do sistema de refrigeração das câmaras frias, os acidentes com lâminas decorrentes da atividade de filetagem de peixes e o risco de exposição a ambientes frios. Como parte da tentativa de proteção da saúde do trabalhador, a norma regulamentadora NR-36 vem ratificar as medidas a serem implementadas pela indústria de processamento de carnes para melhoria do ambiente de trabalho e promoção da saúde do trabalhador. Este artigo versa sobre a análise dos referidos riscos e chama à atenção da comunidade médica para a importância das ações de proteção do trabalhador nesse segmento da indústria.

Biografia do Autor

Felipe de Paula, Hospital Dr. Carlos Alberto Studart Gomes

Médico cardiologista do Hospital Dr. Carlos Alberto Studart Gomes,  residência médica em Cardiologia, residência médica em Clínica Médica.  Pós-graduação Lato Sensu em Medicina do Trabalho. E-mail:  felipedpmed@yahoo.com.br.

Raquel da Silveira Kataoka de Paula, Hospital Universitário Walter Cantídio

Médica pediatra do Hospital Universitário Walter Cantídio, residência médica em Pediatria.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

de Paula, F. ., & Paula, R. da S. K. de. (2020). ANÁLISE DOS RISCOS À SAÚDE DO TRABALHADOR DA INDÚSTRIA DE PROCESSAMENTO DE PESCADO: doi.org/10.29327/217514.6.12-3. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 6(12), 16. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/306