A GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA COMO QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA: INTERVENÇÕES NA ATENÇÃO PRIMÁRIA

Autores

  • Erika de Fátima Magno Machado Centro Universitário Redentor
  • Kethley Karoline Furtado da Silva de Souza Centro Universitário Redentor 
  • Annabelle Modesto Vargas Centro Universitário Redentor

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3058

Palavras-chave:

Adolescência. Gravidez. Conseqüências. Prevenção.

Resumo

A gravidez na adolescência compreende uma temática de grande relevância na realidade social brasileira. Quando fruto de desinformação evidencia a essencial necessidade de intervenção e criação de políticas públicas que atendam essa população. Fornecer informações pertinentes ao assunto bem como realizar educação em saúde para com esse público é uma tarefa que deve partir da atenção primária em saúde sendo de sua competência identificar o público-alvo e fornecer informações criando vínculo para com os mesmos. Além disso, a oferta de informações, meios contraceptivos e demais atenções devem ser sempre pautada no respeito, na compreensão das realidades enfrentadas e na possibilidade de colaboração e consentimento por parte da família, elevando assim a atenção a um nível de integralidade. Trata- se de uma revisão integrativa de literatura, realizada entre os dias 01 e 15 de agosto de 2021 nas bases de dados da LILACS, BNDENF e MEDLINE, resultando em uma amostra de 15 artigos. Conclui-se que a Atenção Básica deve ofertar informações e métodos contraceptivos para aqueles jovens que iniciaram a vida sexual e que não desejam uma concepção. Há também uma necessidade eminente da criação de políticas Públicas que contemple essa parcela da população.

Biografia do Autor

Erika de Fátima Magno Machado, Centro Universitário Redentor

Graduanda em Enfermagem - Centro Universitário Redentor.

Kethley Karoline Furtado da Silva de Souza, Centro Universitário Redentor 

Graduanda em Enfermagem - Centro Universitário Redentor .

Annabelle Modesto Vargas, Centro Universitário Redentor

Modesto Vargas  Mestrado em Saúde Coletiva – UFF. Doutorado e Pós-doutorado em Sociologia Política- UENF Instituição: Centro Universitário Redentor.

Downloads

Publicado

2021-11-30

Como Citar

Machado, E. de F. M. ., Souza, K. K. F. da S. de ., & Vargas, A. M. . (2021). A GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA COMO QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA: INTERVENÇÕES NA ATENÇÃO PRIMÁRIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(11), 257–270. https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3058