A GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA COMO QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA: INTERVENÇÕES NA ATENÇÃO PRIMÁRIA

Autores/as

  • Erika de Fátima Magno Machado Centro Universitário Redentor
  • Kethley Karoline Furtado da Silva de Souza Centro Universitário Redentor 
  • Annabelle Modesto Vargas Centro Universitário Redentor

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3058

Palabras clave:

Adolescência. Gravidez. Conseqüências. Prevenção.

Resumen

A gravidez na adolescência compreende uma temática de grande relevância na realidade social brasileira. Quando fruto de desinformação evidencia a essencial necessidade de intervenção e criação de políticas públicas que atendam essa população. Fornecer informações pertinentes ao assunto bem como realizar educação em saúde para com esse público é uma tarefa que deve partir da atenção primária em saúde sendo de sua competência identificar o público-alvo e fornecer informações criando vínculo para com os mesmos. Além disso, a oferta de informações, meios contraceptivos e demais atenções devem ser sempre pautada no respeito, na compreensão das realidades enfrentadas e na possibilidade de colaboração e consentimento por parte da família, elevando assim a atenção a um nível de integralidade. Trata- se de uma revisão integrativa de literatura, realizada entre os dias 01 e 15 de agosto de 2021 nas bases de dados da LILACS, BNDENF e MEDLINE, resultando em uma amostra de 15 artigos. Conclui-se que a Atenção Básica deve ofertar informações e métodos contraceptivos para aqueles jovens que iniciaram a vida sexual e que não desejam uma concepção. Há também uma necessidade eminente da criação de políticas Públicas que contemple essa parcela da população.

Biografía del autor/a

Erika de Fátima Magno Machado, Centro Universitário Redentor

Graduanda em Enfermagem - Centro Universitário Redentor.

Kethley Karoline Furtado da Silva de Souza, Centro Universitário Redentor 

Graduanda em Enfermagem - Centro Universitário Redentor .

Annabelle Modesto Vargas, Centro Universitário Redentor

Modesto Vargas  Mestrado em Saúde Coletiva – UFF. Doutorado e Pós-doutorado em Sociologia Política- UENF Instituição: Centro Universitário Redentor.

Publicado

2021-11-30

Cómo citar

Machado, E. de F. M. ., Souza, K. K. F. da S. de ., & Vargas, A. M. . (2021). A GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA COMO QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA: INTERVENÇÕES NA ATENÇÃO PRIMÁRIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(11), 257–270. https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3058