A INFLUÊNCIA DA PRÁTICA DO ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO PARA A FORMAÇÃO DE PESQUISADORES: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Palavras-chave:
Aprendizagem Significativa. Construtivismo. Ensino de Química. Ensino-aprendizagem. Pesquisa Científica.Resumo
Esse livro digital objetivou analisar as experiências práticas do Ensino de Química no Ensino Médio para a formação de pesquisadores e como estas vivências os influenciaram no processo de aprendizagem por meio da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Para alcançar esse objetivo foi necessário entrevistar pesquisadores científicos e estudantes do Ensino Médio de modo a identificar pontos de influência das experiências práticas na sua formação, bem como, analisar as contribuições da Aprendizagem Significativa neste processo; e levantar a ferramenta como mecanismo de implementação da Base Nacional Comum Curricular. Para tanto, foi utilizado como meio de obtenção de dados, um formulário composto de 4 questões (duas questões discursivas e duas questões de múltipla escolha). Além de se fundamentar no referencial teórico das obras construtivistas de Ausubel e seus colaboradores. Através da análise dos dados, percebemos a importância de fornecer aos estudantes acesso às vivências práticas e trazer o conteúdo extremamente abstrato, como é o da Química, para a sua realidade considerando o conhecimento prévio do mesmo. Destaca-se a relevância do aspecto do prazer ao aprender para a progressão das aprendizagens. Igualmente, nota-se, o desafio estrutural da educação brasileira na implementação deste recurso. Por fim, através do estudo realizado e com base na literatura revisada é possível afirmar que há uma grande influência das experiências práticas tanto para a formação de pesquisadoras, quanto para a formação de agentes transformadores da sociedade. Todos os entrevistados evidenciaram a influência positiva destas vivências em sua formação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Atribuição CC BY