OS DESAFIOS DA ANAMNESE E EXAME FÍSICO NA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM -SAE: REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA

Autores

  • Andressa Melo de Moraes Centro Universitário da Amazônia-UNAMA
  • Deize Viana Vasconcelos Centro Universitário da Amazônia-UNAMA
  • Thaianna Cristina Oliveira Imbiriba Centro Universitário da Amazônia UNAMA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.3036

Palavras-chave:

Avaliação. Implementação. Planejamento.

Resumo

INTRODUÇÃO: O presente estudo tem como objetivo investigar os desafios da anamnese e exame físico na sistematização da assistência de enfermagem – SAE do município de Monte Alegre – PA. Trata se de um estudo descritivo com abordagem do tipo qualitativos que busca investigar os desafios da anamnese e exame físico na sistematização da assistência de enfermagem. A anamnese e o exame físico são etapas do processo de enfermagem, apresentando como instrumento de grande valor para a assistência de enfermagem. Portanto, o processo de enfermagem apresenta desafios para estabelecimento de todas as suas fases. OBJETIVO: O presente estudo tem como objetivo investigar os desafios da anamnese e exame físico na Sistematização da Assistência de Enfermagem. MATERIAIS E MÉTODOS: Trata-se de um estudo interativo, descritiva de abordagem qualitativa. Seguiu a coleta de dados em etapas, estabelecimento da questão da pesquisa, busca na literatura, categorização dos estudos, interpretação dos resultados e apresentação da revisão realizadas nas bases de artigos em plataforma digital. RESULTADOS E DISCURSÕES: O desenvolvimento das etapas do processo de enfermagem vem enfrentando dificuldades, as quais enfermeiros e instituições procuram superar. Portanto há estratégias que podem ser aproveitadas pelos profissionais enfermeiros e instituições de saúde para a implementação e consolidação na prática profissional. Estas estratégias destacam a implementação e desenvolvimento de ações em educação permanente, informatização da assistência, e apoio das instituições de ensino superior. CONCLUSÃO: Diante disso, o processo de enfermagem, permite organizar e planejar as ações de enfermagem a partir da tomada de decisão do enfermeiro.

Biografia do Autor

Andressa Melo de Moraes, Centro Universitário da Amazônia-UNAMA

Acadêmica do curso de Bacharelo de Enfermagem, 10° semestre noturno, do Centro Universitário da Amazônia-UNAMA, Santarém-PA, Brasil. E-mail: andressamelo005@gmail.com.

Deize Viana Vasconcelos, Centro Universitário da Amazônia-UNAMA

[1]

 

[1] Acadêmico do curso de Bacharelo de Enfermagem, 10° semestre noturno, do Centro Universitário da Amazônia-UNAMA, Santarém-PA, Brasil. E-mail: deizeviana86@gmail.com.

Thaianna Cristina Oliveira Imbiriba, Centro Universitário da Amazônia UNAMA

Docente do curso de Enfermagem do Centro Universitário da Amazônia UNAMA, enfermeira Especialista em Saúde Coletiva. E-mail: thaianna.imbiriba@hotmail.com.

Downloads

Publicado

24/11/2021

Como Citar

Moraes, A. M. de ., Vasconcelos, D. V. ., & Imbiriba, T. C. O. . (2021). OS DESAFIOS DA ANAMNESE E EXAME FÍSICO NA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM -SAE: REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(10), 3261–3281. https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.3036