A GINÁSTICA RÍTMICA E OS PRINCÍPIOS METODOLÓGICOS

Autores

  • Cleiton Teixeira da Silva UNIBRÁS
  • Wilza Mary Saraiva Mourão UNIBRÁS

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2889

Palavras-chave:

Ginástica Rítimica. Educação Física. Escola. Metodologias. Técnica.

Resumo

O presente estudo apresenta algumas contribuições acerca das metodologias e  técnicas advindas da Ginástica Rítimica, nas aulas de Educação Física Escolar no processo de ensino-aprendizagem. O objetivo geral desta pesquisa é identificar a importância de metodologias e técnicas que reflitam sobre as aulas de GR nas aulas de educação física, identificando a influência do lúdico nesse processo. A partir das discussões levantadas, observa-se que a utilização do lúdico no ensino-aprendizado da Ginástica Rítmica é um elemento motivador onde o aluno pode criar o hábito da prática da modalidade posteriormente. Muitas bibliografias de ensino da GR tem seu foco no ensino da técnica como principal (tecnicista), onde é estimulado e ensinado a repetição dos fundamentos e técnicas desvinculados do contexto das práticas propriamente ditas, como do contexto social. A metodologia empregada é a exploratória/bibliográfica e expositiva/qualitativa em que utilizamos algumas das principais referências bibliográficas dessa temática. São inúmeras possibilidades metodológicas quando se trabalha com o lúdico como princípio pedagógico/educativo, por ampliar o envolvimento dos alunos de maneira prazerosa nas aulas. Outro aspecto é a compreensão da lógica interna e seus aspectos identificadores da Ginástica Rítimica, bem como algumas técnicas específicas que possibilitam uma melhor aplicabilidade, com isso a possibilidade dos alunos se interessarem por esse esporte depois dessa fase inicial de aprendizagem.

Biografia do Autor

Cleiton Teixeira da Silva, UNIBRÁS

Acadêmico do 8º período do Curso de Educação Física, da UNIBRÁS – Faculdade de Rio Verde. Email: Cleitonteixeira1998@gmail.com.

Wilza Mary Saraiva Mourão, UNIBRÁS

Professora do Curso de Educação Física, da UNIBRÁS – Faculdade de Rio Verde e Orientador da respectiva pesquisa. E-mail: Wilza.mourao@gmail.com.

Downloads

Publicado

12/11/2021

Como Citar

Silva, C. T. da ., & Mourão, W. M. S. . (2021). A GINÁSTICA RÍTMICA E OS PRINCÍPIOS METODOLÓGICOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(10), 2584–2599. https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2889