EDUCAÇÃO AMBIENTAL E LOGÍSTICA REVERSA DE MEDICAMENTOS: CONTRIBUIÇÕES DE UM PROJETO EXTENSIONISTA

Autores

  • Bruna Raquel Gomes da Silva UFERSA
  • Giulia Yasmin Ferreira de Souza UFERSA
  • Lara Yasmim de Souza Medeiros UFERSA
  • Letícia Costa da Silva UFERSA
  • Regina Celia de Oliveira Brasil Delgado UFERSA
  • Angelo Magalhães Silva UFERSA
  • Késia Kelly Vieira de Castro UFERSA
  • Mônica Rodrigues de Oliveira UFERSA
  • Izabelly Larissa Lucena UFERSA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i6.28055

Palavras-chave:

Descarte de medicamentos. Logística reversa. Resíduos farmacêuticos.

Resumo

O descarte inadequado de medicamentos vencidos ou em desuso constitui um importante problema ambiental e de saúde pública, associado ao aumento do consumo de fármacos, à automedicação e à formação de farmácias domésticas. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo mapear e compreender o nível de conhecimento da comunidade acadêmica e externa à Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) acerca do descarte correto de medicamentos, bem como promover ações de conscientização ambiental. Trata-se de uma pesquisa aplicada, de abordagem qualiquantitativa, caráter descritivo e intervencionista, desenvolvida por meio de um projeto de extensão universitária. Os dados foram obtidos mediante aplicação de questionário estruturado a 263 participantes, entre estudantes, servidores e membros da comunidade em geral, durante ações educativas realizadas em escolas, espaços públicos e no ambiente universitário. Os resultados evidenciaram que 97,34% dos participantes armazenam medicamentos em suas residências, enquanto mais de 80% desconhecem as formas adequadas de descarte. Além disso, 72,24% afirmaram não conhecer pontos de coleta específicos para medicamentos vencidos e insumos relacionados. Em contrapartida, 97,72% reconheceram a importância da ampliação de campanhas educativas sobre o tema. Conclui-se que há deficiência significativa de informação sobre o descarte correto de medicamentos, o que favorece práticas inadequadas com potencial de causar impactos ambientais, especialmente a contaminação do solo e dos recursos hídricos. As ações extensionistas mostraram-se eficazes na sensibilização da população, reforçando a importância da educação ambiental, da ampliação dos sistemas de logística reversa e do fortalecimento das políticas públicas voltadas à gestão de resíduos farmacêuticos.

95 45

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Bruna Raquel Gomes da Silva, UFERSA

    Discente do curso de Engenharia Química na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

  • Giulia Yasmin Ferreira de Souza, UFERSA

    Discente do curso de Engenharia Química na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

  • Lara Yasmim de Souza Medeiros, UFERSA

    Discente do curso de Engenharia Química na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

  • Letícia Costa da Silva, UFERSA

    Discente do curso de Engenharia Química na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

  • Regina Celia de Oliveira Brasil Delgado, UFERSA

    Doutora em Química, Docente do Curso de Engenharia de Petróleo da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

  • Angelo Magalhães Silva, UFERSA

    Doutor em Ciências Sociais, Docente de Sociologia da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

  • Késia Kelly Vieira de Castro, UFERSA

    Doutora em Química, Docente do Curso de Licenciatura em Educação no Campo da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

  • Mônica Rodrigues de Oliveira, UFERSA

    Doutora em Química, Docente do Curso de Engenharia Química da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

  • Izabelly Larissa Lucena, UFERSA

    Doutora em Engenharia Química, Docente do Curso de Engenharia Química da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

Downloads

Publicado

2026-06-29

Como Citar

Silva, B. R. G. da, Souza, G. Y. F. de, Medeiros, L. Y. de S., Silva, L. C. da, Delgado, R. C. de O. B., Silva, A. M., Castro, K. K. V. de, Oliveira, M. R. de, & Lucena, I. L. (2026). EDUCAÇÃO AMBIENTAL E LOGÍSTICA REVERSA DE MEDICAMENTOS: CONTRIBUIÇÕES DE UM PROJETO EXTENSIONISTA. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 12(6), 1-14. https://doi.org/10.51891/rease.v12i6.28055

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

11-20 de 50

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.