PREVENÇÃO DE LESÕES EM ESPORTES DE IMPACTO POR MEIO DO TREINAMENTO MUSCULAR

Autores

  • Bianca Rodrigues de Jesus Faculdade UniBrás - Unidade Rio Verde
  • João Eduardo Viana Guimarães Faculdade UniBrás – Unidade Rio Verde

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2793

Palavras-chave:

Atletas. Fisioterapia. Prevenção. Lesões.

Resumo

Introdução: O campo da Fisioterapia desportiva representa uma das especialidades do profissional da fisioterapeuta, levando-se em consideração que esta inserção e atuação efetiva encontra-se inserida no contexto das modalidades e passa pelo próprio desenvolvimento, estruturação e consolidação de cada modalidade, gerando reflexo na profissionalização da atenção aos atletas e aos coletivos. Frente a essas considerações, esse estudo possui como tema: Prevenção de Lesões em Esportes de Impacto por Meio do Treinamento Muscular, sob a área de concentração da Fisioterapia desportiva. Objetivo Geral: verificar como ocorre a intervenção da Fisioterapia frente a prevenção de lesões em atletas em Esportes de Impacto, por Meio do Treinamento Muscular. Metodologia: Pesquisa bibliográfica e qualitativa, com intuito de buscar informações fundamentadas em livros, artigos, dissertações, trabalhos acadêmicos de tese e monografias, no que tange a finalidade de se desenvolver uma revisão da literatura sobre o tema em questão, no sentido de fazer uma avaliação crítica dos estudos e fundamentação científica do respectivo trabalho. Resultados Esperados: Tendo-se embasado nos autores desse estudo, pode-se compreender que a atuação da Fisioterapia preventiva em desportistas não apenas pode melhorar o desempenho esportivo, mas também oferecer ferramentas que contribuem para a longevidade da vida esportiva desse atleta. Conclusão: Ao término desse estudo, pode-se concluir que a Fisioterapia Preventiva no campo desportivo, mostra-se mostra eficiente não apenas na reabilitação das lesões, como também como instrumento de prevenção das mesmas, levando-se em consideração que esse campo fisioterapêutico torna-se foi eficaz para minimizar o índice de lesões nos atletas, de forma especial e objeto desse estudo, nos praticantes de desportos variados, proporcionando para o esse público, mais segurança ao desempenhar esse esporte.

Biografia do Autor

Bianca Rodrigues de Jesus, Faculdade UniBrás - Unidade Rio Verde

Acadêmica do 10º período do Curso de Fisioterapia, Faculdade UniBrás - Unidade Rio Verde. Email: bianca.rodrigues0911@gmail.com.

João Eduardo Viana Guimarães, Faculdade UniBrás – Unidade Rio Verde

Professor do Curso de Fisioterapia, da Faculdade UniBrás – Unidade Rio Verde. E-mail: jefisio@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2021-11-06

Como Citar

Jesus, B. R. de, & Guimarães, J. E. V. (2021). PREVENÇÃO DE LESÕES EM ESPORTES DE IMPACTO POR MEIO DO TREINAMENTO MUSCULAR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(10), 2223–2234. https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2793