A ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA PARA A PREVENÇÃO DE LESÕES ESPORTIVAS NO BASQUETEBOL

Autores

  • Letícia Batista Ferreira Unibrás - Faculdade de Goiás
  • Leonardo Squinello Nogueira Veneziano Unibrás - Faculdade de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5210

Palavras-chave:

Lesões. Basquetebol. Prevenção. Fisioterapia.

Resumo

O basquetebol, por ser uma modalidade desportiva de alta exigência e que envolve esforços intensos e breves, tem um dos maiores índices de lesão dos esportes coletivos. Os atletas realizam atividades que representam grandes demandas para o sistema musculoesquelético, o que favorece a ocorrência de lesões. A correta e precoce avaliação fisioterapêutica clínica e funcional individualizada dos atletas permite a identificação de indivíduos com riscos de desenvolver lesões. Também possibilita determinar a intervenção eficaz para prevenção de lesões nos atletas. Com esse tema, o presente trabalho perfaz uma revisão bibliográfica que considera artigos publicados em bases de dados entre 2010 e 2021. Os resultados da pesquisa demonstram que o fisioterapeuta tem a função de acompanhar, auxiliar e colaborar para o treinamento dos atletas, trabalhando, especificamente, na prevenção de lesões.

Biografia do Autor

Letícia Batista Ferreira, Unibrás - Faculdade de Goiás

Acadêmica do Curso de Fisioterapia da Unibrás - Faculdade de Goiás. E-mail: letycyafer14@gmail.com.

Leonardo Squinello Nogueira Veneziano, Unibrás - Faculdade de Goiás

Professor do Curso de Fisioterapia da Unibrás - Faculdade de Goiás e orientador da pesquisa. E-mail: leonardo.veneziano@unibras.digital.

Downloads

Publicado

31/05/2022

Como Citar

Ferreira, L. B. ., & Veneziano, L. S. N. . (2022). A ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA PARA A PREVENÇÃO DE LESÕES ESPORTIVAS NO BASQUETEBOL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(5), 233–243. https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5210

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)