ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NA RECUPERAÇÃO DE PACIENTES NA ADAPTAÇÃO DE PRÓTESES APÓS ACIDENTE DE TRABALHO

Autores

  • Laura Karolyna Martins Melo
  • João Eduardo Viana Guimarães

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2894

Palavras-chave:

Reabilitação. Fisioterapeuta. Prótese. Acidente de trabalho.

Resumo

: Os acidentes de trabalho são bastante comuns e podem ser graves, gerando no trabalhador deficiências adquiridas, assim como amputações e o uso de próteses, que demandam da intervenção com apoio de uma equipe interdisciplinar com apoio de um fisioterapeuta, bem como apoio psicológico para que este profissional se reintegre físico, emocional e profissionalmente. Quando o acidente ocorre no ambiente de trabalho cabe a empresa fornecer todo o suporte e arcar com todos os custos que incidirem neste processo. Assim, o presente trabalho tem por objetivo compreender quais as contribuições do profissional da fisioterapia na recuperação de pacientes vítimas de acidentes de trabalho que tenham que se adaptar ao uso de próteses. Para tal realizou-se uma pesquisa bibliográfica, qualitativa, exploratória, descritiva, dedutiva, com o intuito de compreender tal fenômeno social. Conclui-se que o fisioterapeuta é indispensável independente das causas da amputação para a reabilitação do indivíduo, desde o início para a prescrição de um tratamento precoce e apropriado que pode influir no resultado final da reabilitação.

 

Biografia do Autor

Laura Karolyna Martins Melo

Acadêmica do Curso de Fisioterapia da Faculdade Unibrás – Unidade de Rio Verde - GO. E-mail: laurakarolynarv@hotmail.com.

João Eduardo Viana Guimarães

Orientador, Bacharel em Fisioterapia pela Universidade de Rio Verde - UniRV (2007), Pós graduado em Fisioterapia Cardiopulmonar em Terapia Intensiva pela Universidade São Marcos/ CEAFi, Pós graduado em Acupuntura (Center Fisio - IGES), Professor do Curso de Fisioterapia da Faculdade Unibrás – Unidade Rio Verde -GO.

Downloads

Publicado

2021-11-16

Como Citar

Melo, L. K. M., & Guimarães, J. E. V. (2021). ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NA RECUPERAÇÃO DE PACIENTES NA ADAPTAÇÃO DE PRÓTESES APÓS ACIDENTE DE TRABALHO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(10), 2611–2622. https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2894