BENEFÍCIOS DO FORTALECIMENTO MUSCULAR EM IDOSOS COM SARCOPENIA: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores

  • Vitória Alves de Oliveira Faculdade UniBras
  • Kauara Vilarinho Santana Vieira Faculdade Unibras

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2656

Palavras-chave:

Sarcopenia. Idoso. Treinamento de Força.

Resumo

Introdução: O envelhecimento está associado a diversas alterações físicas e fisiológicas, dentre elas ocorre a perda de massa muscular e consequentemente de função, em que é denominado de sarcopenia. No idoso ela é multifatorial, pode ser potencializada por doenças e fatores nutricionais, hormonais, endócrinos, neurológicos, obesidade, imunológicos, cardiovasculares, pulmonares e um estilo de vida inadequado. A sarcopenia é manifestada com o surgimento de diversas disfunções tais como: instabilidade na marcha, fraqueza e lentidão ao andar, quedas frequentes, perda de peso ou massa muscular, dificuldades em subir escadas, carregar objetos pesados e levantar-se sozinho de uma cadeira. Dentre os tratamentos existentes, o treinamento de força em idosos é um tipo exercício que vem demonstrando eficácia no retardamento do declínio em força e massa muscular, os pacientes apresentam uma melhora na marcha, no equilíbrio e reduzem o risco de quedas. Objetivo: este trabalho tem por objetivo descobrir quais disfunções a sarcopenia causa nos idosos, demonstrar a importância da fisioterapia e analisar os benefícios da intervenção fisioterapêutica. Metodologia: trata-se de uma revisão narrativa da literatura, onde o levantamento foi realizado por meio das plataformas: Scientific Eletronic Libray Online (Scielo), períodicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Google Acadêmico e Livros de Geriatria. Os descritores utilizados foram: Sarcopenia; Fisioterapia em Idosos Sarcopênicos e Fisioterapia na Sarcopenia, sendo selecionado artigos de 2011 à 2021. Conclusão: Portanto, os exercícios resistidos desempenham um importante papel no tratamento fisioterapêutico, comprovando que são fundamentais para prevenir e controlar a sarcopenia.

Biografia do Autor

Vitória Alves de Oliveira, Faculdade UniBras

Acadêmica do 10º período do Curso de Fisioterapia, Faculdade UniBras - Unidade Rio Verde. Email: vitoria_rv50@hotmail.com.

Kauara Vilarinho Santana Vieira , Faculdade Unibras

Fisioterapeuta, especialista em Traumato-Ortopedia e Desportiva - Professora na Faculdade Unibras- Rio Verde. E-mail: kauaravvieira@gmail.com.

Downloads

Publicado

30/10/2021

Como Citar

Oliveira, V. A. de ., & Vieira , K. V. S. (2021). BENEFÍCIOS DO FORTALECIMENTO MUSCULAR EM IDOSOS COM SARCOPENIA: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(10), 1191–1207. https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2656