EFICÁCIA DA FISIOTERAPIA NA MANUTENÇÃO DA CAPACIDADEFUNCIONAL DE IDOSOS PÓS CIRURGIA DE FRATURA PROXIMAL DE FÊMUR

Autores

  • Alana Freitas Santos UNIBRÁS
  • Kauara Vilarinho Santana Vieira UNIBRÁS

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.2274

Palavras-chave:

Fraturas proximal do fêmur. Idosos . Capacidade funcional. Fisioterapia.

Resumo

O envelhecimento é uma fase da vida influenciada por diversos fatores e determinantes, como a diminuição das funções fisiológicas e das capacidades físicas. A perda de força, massa óssea, flexibilidade, velocidade, redução da massa muscular e aumento da gordura corporal torna o corpo mais vulnerável a doenças crônicas e riscos relacionados a saúde como as quedas consequentemente as fraturas. A fratura de fêmur está entre as mais frequentes na população idosa, podendo ser geradas por uma simples queda até mesmo da própria altura levando o idoso a sofrer o trauma. Após sofrer a fratura de fêmur o idoso vivencia uma grande alteração em sua qualidade de vida, pois após esse processo na maioria das vezes passa por um tratamento cirúrgico, o que leva a uma queda na qualidade de vida e independência funcional. Nesse contexto, algumas doenças tendem a surgir decorrentes do longo período de reabilitação, o que gera uma redução drástica na capacidade física e funcional do idoso. A atuação fisioterapêutica, de forma geral, é indispensável na saúde da população idosa, e se torna ainda mais importante após alguma fratura, especificamente a de fêmur, pois garante assim a retomada de sua autonomia o mais precoce possível. Trata-se de uma revisão bibliográfica narrativa na qual os artigos foram acessados por meio das bases de dados publicados entre 2011 a 2021. De acordo com o estudo conclui-se que a fisioterapia tem uma importante atuação na reabilitação e também na prevenção de complicações cirúrgicas, atuando no pré e pós-operatório das fraturas de fêmur, buscando a funcionalidade do paciente idoso.

Biografia do Autor

Alana Freitas Santos, UNIBRÁS

Acadêmica do Curso de Fisioterapia na Instituição de Ensino - UNIBRÁS, E-mail: alana.freitas1032@outlook.com

Kauara Vilarinho Santana Vieira , UNIBRÁS

Orientadora, Especialista em Fisioterapia e Professora na Instituição de Ensino – UNIBRÁS, Unidade Rio Verde, E-mail: kauaravvieira@gmail.com.

Downloads

Publicado

30/09/2021

Como Citar

Santos, A. F. ., & Vieira , K. V. S. . (2021). EFICÁCIA DA FISIOTERAPIA NA MANUTENÇÃO DA CAPACIDADEFUNCIONAL DE IDOSOS PÓS CIRURGIA DE FRATURA PROXIMAL DE FÊMUR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(9), 688–708. https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.2274