A IMPORTÂNCIA DA FISIOTERAPIA NA INCLUSÃO DE PORTADORES DE SÍNDROME DE DOWN

Autores

  • Lucas de Oliveira Freitas UNIBRÁS
  • Stéfanny de Liz Sofiatti UNIBRÁS
  • Kauara Vilarinho Santana Vieira UNIBRÁS,

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i4.1019

Palavras-chave:

: Síndrome de down– inclusão – fisioterapia – estimulação precoce

Resumo

O presente estudo tem como objetivo destacar a importância da fisioterapia no desenvolvimento neuropsicomotor em pacientes portadores de Síndrome de Down, visando à sua inclusão em meio social e maior independência no seu cotidiano. Para tanto, descrevemos sobre as principais limitações funcionais geradas pela patologia, a importância de um tratamento fisioterapêutico precoce para estimular o desenvolvimento neuropsicomotor do paciente e a necessidade do trabalho de inclusão em sociedade. Trata-se de uma revisão bibliográfica narrativa na qual os artigos foram acessados por meio das bases de dados publicadas entre 2011 e 2021, foram selecionados 45 artigos. A Síndrome de Down é uma doença genética que trás consigo algumas alterações físicas e de desenvolvimento resultando em limitações motoras e sensitivas. Tais limitações geram dependência funcional se não estimuladas, o que dificulta ainda mais o processo de inclusão. De acordo com o estudo feito conclui-se que a fisioterapia é indispensável desde o nascimento de portadores de Síndrome de Down, pois, atuando de maneira precoce em seu desenvolvimento neuromotor os pacientes terão mais independência funcional, consequentemente uma predisposição maior de inclusão no meio social, educacional e mercado de trabalho, resultando em uma vida mais ativa, inclusiva e com maior qualidade.

Biografia do Autor

Lucas de Oliveira Freitas , UNIBRÁS

Acadêmico do Curso de Fisioterapia na Instituição de ensino- UNIBRÁS. Email: justin_mister@hotmail.com

Stéfanny de Liz Sofiatti, UNIBRÁS

Acadêmica do Curso de Fisioterapia na Instituição de ensino- UNIBRÁS. Email: stefannysofiattifisioterapeuta@hotmail.com

Kauara Vilarinho Santana Vieira, UNIBRÁS,

Orientadora, Especialista em Fisioterapia e Professora da Instituição de ensino- UNIBRÁS, Unidade Rio Verde. Email: kauaravvieira@gmail.com.

Downloads

Publicado

2021-04-30

Como Citar

Freitas , L. de O. ., Sofiatti, S. de L. ., & Vieira, K. V. S. (2021). A IMPORTÂNCIA DA FISIOTERAPIA NA INCLUSÃO DE PORTADORES DE SÍNDROME DE DOWN. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(4), 869–883. https://doi.org/10.51891/rease.v7i4.1019