APRENDIZAGEM CONECTADA: USO DE REPRODUTOR DE MÍDIA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE FÍSICA

Autores

  • Valdinei Cezar Cardoso Universidade Estadual de Maringá
  • Ivani Francisca dos Santos Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2655

Palavras-chave:

Aprendizagem. VLC. ensino de física. reprodutor de mídia.

Resumo

O trabalho traz discussões sobre o uso das mídias como ferramenta para trabalhos pedagógicos experimentais de física com uso de material de baixo custo. Tem como objetivo analisar o uso dos recursos tecnológicos multimídia, em especial o VLC e celular, nas aulas experimentais, como ferramenta pedagógica facilitadora de aprendizagens no ensino de Física. A atividade experimental, analisada neste trabalho, aborda o conteúdo de Física denominado de MRUV, e se subdivide em quatro momentos: organização e orientação dos grupos de estudo, realização do experimento, o uso do reprodutor de mídia VLC e discussões dos resultados.  Com a pesquisa foi possível perceber que, ao usar recursos tecnológicos aplicados a aulas experimentais, a aprendizagem se torna mais atrativa e significativa para o educando.

Biografia do Autor

Valdinei Cezar Cardoso, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (2014). Mestre em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2010). Especialista em Educação Matemática pela União das Escolas Superiores do Vale do Ivaí (2002). URL da Homepage: www.matematicaaplicada.saomateus.ufes.br.

Ivani Francisca dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB) – Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (CEUNES – UFES). E-mail: ivani.santos@edu.ufes.br

Downloads

Publicado

30/10/2021

Como Citar

Cardoso, V. C. ., & Santos, I. F. dos . (2021). APRENDIZAGEM CONECTADA: USO DE REPRODUTOR DE MÍDIA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE FÍSICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(10), 1178–1190. https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2655