GOVERNANÇA CORPORATIVA: TEORIA E BENEFÍCIOS DE SUA APLICAÇÃO NA GESTÃO

Autores

  • Nilton José Coelho Neto Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2592

Palavras-chave:

Governança Corporativa. Administração. IBGC. Lei Sarbanes-Oxley.

Resumo

Este trabalho apresenta a conceituação de governança corporativa, identificando-a com as boas práticas de gestão corporativa.  Logo em seguida este trabalho apresenta o histórico da governança corporativa no mundo, alertando que as técnicas já existiam mas não eram utilizadas até o momento em que algumas fraudes ocorrem e governança corporativa passa a ser legalmente obrigatória para um grupo de empresas. Em seguida apresenta a criação do Instituto Brasileira de Gestão Corporativa com o ponto de partida para o debate sobre a aplicação de boas práticas de gestão no Brasil. Em seguida apresenta-se os benefícios da  utilização da governança corporativa, explicando que a criação de um conselho fiscal, de um comitê de auditoria e principalmente de um conselho de administração são importantes para a empresa conseguir ser mais efetiva. A utilização de técnicas de governança permite a empresa ser mais transparente, e entregar a gestores, sócios e investidores, relatórios mais assertivos sobre a  situação da empresa, possibilitando que investidores consigam avaliar melhor a situação da empresa.

Biografia do Autor

Nilton José Coelho Neto, Must University

Bacharel em Ciências Contábeis  e Licenciado em História. Especialista em Finanças Corporativas, Gestão Escolar e História das Religiões. Mestrando em Administração pela Must University. E-mail: niltonjosecoelho@gmail.com.

Downloads

Publicado

2021-10-30

Como Citar

Coelho Neto, N. J. . (2021). GOVERNANÇA CORPORATIVA: TEORIA E BENEFÍCIOS DE SUA APLICAÇÃO NA GESTÃO . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(10), 512–522. https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2592