FORMAÇÃO DE PROFESSORES E CULTURAS ESCOLARES

Autores

  • Suéllen Danúbia da Silva Faculdade Futura
  • Elimeire Alves de Oliveira Faculdade Futura
  • Tiago Moreno Lopes Roberto Faculdade Futura
  • Ana Claudia dos Santos Barão Faculdade Futura
  • Amanda da Silva Cuim Faculdade Futura
  • Ijosiel Mendes Faculdade Futura

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i4.25683

Palavras-chave:

Formação de professores. Culturas escolares. Prática pedagógica. Educação.

Resumo

A formação de professores constitui um eixo central para a compreensão e transformação das culturas escolares, uma vez que influencia diretamente as práticas pedagógicas, as relações institucionais e os processos de ensino e aprendizagem. Este artigo tem como objetivo analisar a relação entre a formação docente inicial e continuada e as culturas escolares, compreendidas como o conjunto de valores, normas, saberes, práticas e significados construídos historicamente no interior das instituições educacionais. A pesquisa fundamenta-se em uma abordagem qualitativa, de natureza bibliográfica, ancorada em autores que discutem formação docente, profissionalização do magistério e cultura escolar. Os resultados evidenciam que a formação de professores não se restringe à aquisição de competências técnicas, mas envolve dimensões éticas, políticas e socioculturais que contribuem para a construção de identidades profissionais e para a ressignificação das práticas escolares. Conclui-se que processos formativos críticos e reflexivos favorecem o fortalecimento de culturas escolares democráticas, colaborativas e comprometidas com a aprendizagem significativa e a equidade educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suéllen Danúbia da Silva, Faculdade Futura

Docente no curso de Pedagogia da Faculdade Futura. Graduada em Ciências Contábeis (UNIFEV), Graduada em Administração pela Faculdade Futura, Graduanda em Pedagogia (UNIBF) Especialista em Administração Estratégica com ênfase em Marketing e Gestão de Recursos Humanos (UNILAGO),Especialização em Controladoria (UNIASSELVI), Mestrado em Administração (UNIMEP).

Elimeire Alves de Oliveira, Faculdade Futura

Docente e Coordenadora no curso de Pedagogia da Faculdade Futura. Graduada em Direito (UNIFEV), Pedagogia e Letras, Especialista em Gestão Escolar. Mestre em Ensino e Processos Formativos. Advogada.

Tiago Moreno Lopes Roberto, Faculdade Futura

Graduado em Psicologia e Pedagogia. Especialista em Saúde Mental, Mestre em Psicologia e Saúde; Doutor em Ciências da Saúde; Professor do Curso de Psicologia e Odontologia; Professor da Faculdade Futura.

Ana Claudia dos Santos Barão, Faculdade Futura

Docente da Faculdade Futura de Votuporanga. Graduada em Ciências Biológicas (UNIFEV). Graduada em Pedagogia (ISEED-FAVED). Especialista em Neurociência e Aprendizagem (ÚNICA). Especialista em Atendimento Educacional Especializado (IPEMIG). Mestre em Biologia Animal (UNESP). Orcid: 0009-0008 9778-3123.

Amanda da Silva Cuim, Faculdade Futura

Docente na Faculdade Futura de Votuporanga, Docente na Prefeitura de Votuporanga. Mestre em Ensino e Processos Formativos (UNESP). Especialista em Educação Infantil e Ensino Fundamental, Coordenação Pedagógica (UFSCAR). Graduada em Pedagogia ( UNIFEV).

Ijosiel Mendes, Faculdade Futura

Docente da Faculdade Futura de Votuporanga. Graduado em Matemática. (UNIFEV). Especialista em Matemática (UNICAMP). Especialista em Matemática no Ensino Médio (UFSCAR). Mestrado em Matemática (UNESP).

Downloads

Publicado

2026-04-24

Como Citar

Silva, S. D. da, Oliveira, E. A. de, Roberto, T. M. L., Barão, A. C. dos S., Cuim, A. da S., & Mendes, I. (2026). FORMAÇÃO DE PROFESSORES E CULTURAS ESCOLARES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 12(4), 1–9. https://doi.org/10.51891/rease.v12i4.25683