AUTISMO E A EDUCAÇÃO: CIÊNCIA ABA (ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA) COMO PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Daniela dos Santos Ferreira Oliveira Faveni
  • Anderson Douglas Pereira Rodrigues da Silva UFPE

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2517

Palavras-chave:

Education. ABA. Early Childhood Education.

Resumo

O presente artigo tem como foco o autismo e a educação-intervenção com a ciência ABA (Applied Behavior Analysis). Incluir é a capacidade de compreender reconhecendo o outro com especificidade e limitações. Este artigo tem como objetivo geral de identificar as principais contribuições para o desenvolvimento cognitivo do aluno autista a partir da intervenção feita através da análise do comportamento aplicada-ABA. Em seu desenvolvimento caracteriza-se em uma pesquisa de abordagem qualitativa, tendo como objeto de estudo exploratório onde tem o intuito de explorar a revisão bibliográfica sobre o tem autismo e educação, em busca de descrever o método ABA como proposta de intervenção na educação infantil. Através da análise bibliográfica de forma exploratória de investigar teoricamente e descrever sobre o método ABA como proposta de intervenção na educação infantil constatou-se que a educação inclusiva, a escola precisa estar preparada para enfrentar os desafios e necessidades de oferecer uma educação com qualidade para todos os seus alunos. Torna-se fundamental que a educação com qualidade considere que, cada aluno numa escola, demonstra características próprias no ritmo de aprendizagem, na diversidade de interesses e no conjunto de valores e informações que os tornam únicos e especiais.

Biografia do Autor

Daniela dos Santos Ferreira Oliveira, Faveni

Psicopedagoga e neuro psicopedagoga- Faveni. E-mail: suzanemicalalegria@gmail.com

Anderson Douglas Pereira Rodrigues da Silva, UFPE

Doutor em Educação Matemática e Tecnológica Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC/UFPE)

Downloads

Publicado

2021-10-30

Como Citar

Oliveira, D. dos S. F. ., & Silva, A. D. P. R. da . (2021). AUTISMO E A EDUCAÇÃO: CIÊNCIA ABA (ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA) COMO PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(10), 569–584. https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2517