ÉTICA E SOCIEDADE "EM TEMPOS DE CRISE": MÍDIAS E REDES SOCIAIS ANTE O DESAFIO DE PENSAR COMPLEXO

Autores

  • Saulo Daniel dos Anjos Leite Universidade ASCES UNITA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2514

Palavras-chave:

Crise ética. Política. Mídias e redes sociais. Pensamento complexo. Intérpretes e interpretações.

Resumo

Envolto pela expressão "em tempos de crise", o tema da ética vem sendo aludido pelos noticiários e redes sociais sob o viés dos impasses éticos que ao redor da política gravitam. Contudo, aludi-lo estritamente por esse viés implica negligenciar suas especificidades e nuances, uma vez que os dilemas e a complexidade que o envolve, mormente em uma sociedade que se configura em rede, são postos à margem. Assim, o artigo em evidência aduz que os novos e movediços contextos trazidos pelas tecnologias explicitaram a perempção do pensamento dogmático, responsável, em conformidade com os construtos teóricos articulados, pelas relações que levaram à exaustão ambiental, social e humana. Com isso, busca-se conjecturar, perspectivisticamente, acerca da necessidade de um pensamento complexo e multifacetado, que afirma a contradição e a mudança, em contraponto ao pensamento linear e piramidal, que opera por dicotomias e exclusões. Desse modo, o presente trabalho promove e entrelaça o diálogo entre a filosofia e os problemas do contemporâneo, entre os quais a problemática analisada é das mais candentes. 

Biografia do Autor

Saulo Daniel dos Anjos Leite, Universidade ASCES UNITA

Pós-graduando em Direitos Humanos pela Escola Mineira EMD. Pós-graduando em Direito e Prática Previdenciário.Bacharel em Direito pela Universidade ASCES UNITA, Caruaru-PE. Servidor Público Federal Aposentado por Invalidez. Possui formação em Magistério Infantil- Normal Médio. Advogado . Possui artigos publicados. E-mail: saulo.danieldosanjosleite@gmail.com.

Downloads

Publicado

30/10/2021

Como Citar

Leite, S. D. dos A. . (2021). ÉTICA E SOCIEDADE "EM TEMPOS DE CRISE": MÍDIAS E REDES SOCIAIS ANTE O DESAFIO DE PENSAR COMPLEXO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(10), 287–299. https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2514