O PROBLEMA SOCIAL COM A VIOLÊNCIA DE GÊNERO COM A MULHER: UM DESAFIO NA SOCIEDADE COM O ENFRENTAMENTO DESENFREADO POR QUESTÕES E CUIDADOS COM O DIREITO À VIDA

Autores

  • Pedro Paulo Almeida Martins Faculdade Católica de Rondônia- Porto Velho
  • Marla Anaiê Belfort do Nascimento Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i5.1240

Palavras-chave:

Gênero. Social.  Mulher. Ser Humano. Violência.

Resumo

A violência de gênero com a mulher é um conflito e ocasiona um grande problema social, pois se trata de um fenômeno múltiplo e complexo, cujo problema em questão tem destacado importantes, debates, seminários e discussões teórico-filosóficas e, no intuito de abordar também essa questão numa visão sobre questionamentos ético-políticos. O presente artigo se mostra capaz em poder articular uma melhor perspectiva para o gênero afetado, neste caso será um processo de análises sobre violência em suas dimensões subjetiva, histórica, social e cultural; buscando assim uma melhor leitura crítica acerca das definições desses conflitos. Ao ter olhar sobre a problemática em questão, percebe-se sim a presença de uma cultura machista e patriarcal brasileira, ainda muito enraizada e com alguns valores e procedimentos de outras gerações, revelando uma postura de legitimação e banalização contra todas as legislações recentes, como exemplo a Lei Maria da Penha, buscando assim uma tentativa de coibir e talvez tratar de forma respeitosa e segura o direito à vida para a mulher. Este artigo visa evidenciar e também numa mesma linha de pensamento, enaltecer a presença da mulher como ser humano, buscando desta forma empreender mudanças legais e sim poder aplicá-las, políticas públicas com efetividade e tratamento cultural na afirmação dos direitos humanos das mulheres. Por fim o propósito maior desta fala escrita é promover tais perspectivas, propondo uma melhor expectativa em entender sim tais problemáticas contra a violência com as mulheres, e tendo a permissividade em articular uma compreensão com a perspectiva ética e histórica dos direitos humanos, tornando possível incorporar-se assim das dimensões ética e política ao olhar crítico e complexo sobre a violência contra a mulher.

Biografia do Autor

Pedro Paulo Almeida Martins, Faculdade Católica de Rondônia- Porto Velho

Bibliotecário, tecnólogo em Gestão pública, 4 titulações de pós-graduações, 1 MBA, graduando em Ciências Sociais e Direito. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3951670487194507 Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3490-8784. Faculdade Católica de Rondônia- Porto Velho, Brasil. E-mail: pedropaulogestorpublico@gmail.com.

Marla Anaiê Belfort do Nascimento, Universidade Federal de Rondônia

Graduanda em Ciência Sociais. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7887-024X. Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Porto Velho, Brasil. E-mail: marlaanaie@gmail.com.

Downloads

Publicado

2021-06-08

Como Citar

Martins, P. P. A. ., & Nascimento, M. A. B. do . (2021). O PROBLEMA SOCIAL COM A VIOLÊNCIA DE GÊNERO COM A MULHER: UM DESAFIO NA SOCIEDADE COM O ENFRENTAMENTO DESENFREADO POR QUESTÕES E CUIDADOS COM O DIREITO À VIDA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(5), 782–791. https://doi.org/10.51891/rease.v7i5.1240