PSICANÁLISE E ADOLESCÊNCIA: REVISITANDO O CLÁSSICO E PENSANDO O CONTEMPORÂNEO

Autores

  • Ana Luiza Camargo de Lima Univel
  • Bruna Larissa Correia Klegin Univel
  • Luíza Bernardini Ferrari Univel

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22762

Palavras-chave:

Adolescência. Psicanálise. Redes Sociais.

Resumo

Esse artigo buscou entender os impactos das transformações da adolescência contemporânea na teoria e prática psicanalítica. Embora Freud não tenha utilizado o termo "adolescência", suas contribuições sobre a puberdade e a reorganização psíquica após o complexo de Édipo são essenciais para compreender essa fase do desenvolvimento. O estudo analisa como as mudanças culturais e sociais, especialmente o papel das redes digitais, influenciam a experiência adolescente e afetam a prática clínica psicanalítica. A pesquisa envolveu uma revisão narrativa, com base em livros clássicos da psicanálise, artigos científicos e produções acadêmicas recentes, focando na adolescência sob a ótica psicanalítica e no impacto das redes sociais. Os resultados indicam que, embora a adolescência continue sendo um período de crise e reorganização psíquica, o cenário atual amplia sua complexidade. As redes sociais, ao mesmo tempo que oferecem novos espaços de expressão, intensificam angústias e comparações, potencializando sentimentos de inadequação. A clínica psicanalítica, portanto, deve adotar uma escuta sensível às especificidades culturais e tecnológicas dos adolescentes. Conclui-se que é necessário articular os conceitos clássicos da psicanálise com as demandas contemporâneas, considerando as novas formas de expressão dos conflitos adolescentes e os desafios impostos pela sociedade digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Luiza Camargo de Lima, Univel

Acadêmica de Psicologia do Centro Universitário Univel.

Bruna Larissa Correia Klegin, Univel

Acadêmica de Psicologia do Centro Universitário Univel. 

Luíza Bernardini Ferrari, Univel

Psicóloga. Especialista em Psicanálise de Freud à Lacan. Docente do Centro Universitário Univel. 

Downloads

Publicado

2025-11-30

Como Citar

Lima, A. L. C. de, Klegin, B. L. C., & Ferrari, L. B. (2025). PSICANÁLISE E ADOLESCÊNCIA: REVISITANDO O CLÁSSICO E PENSANDO O CONTEMPORÂNEO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 9546–9561. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22762