EDUCAÇÃO SEXUAL DIGITAL E GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA: O IMPACTO DE PLATAFORMAS ONLINE NO COMPORTAMENTO SEXUAL DE JOVENS

Autores

  • Raquel Figueiredo de Carvalho Costa Universidade Federal de Rondônia-UNIR
  • Francisca Joélia Alves de Lucena Universidade Federal de Rondônia-UNIR
  • João Guilherme Rodrigues Mendonça Universidade Federal de Rondônia-

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18489

Palavras-chave:

Educação sexual. Gravidez na adolescência. Redes sociais. Juventude. Mídias digitais.

Resumo

Este artigo analisa os impactos da educação sexual digital no comportamento sexual de adolescentes e sua relação com a gravidez precoce. Parte-se do problema de como conteúdos acessados em redes sociais influenciam práticas sexuais juvenis. O objetivo é compreender essas dinâmicas a partir de uma revisão bibliográfica sistemática (2015–2025), fundamentada em autores como Araújo (2023) e Alves et. al (2023). Os resultados indicam que, embora as mídias digitais ampliem o acesso à informação, a ausência de mediação crítica favorece a desinformação, erotização precoce, reprodução de estereótipos, abusos sexuais e gravidez na adolescência. Conclui-se que políticas públicas devem integrar estratégias de educação sexual inclusiva e digitalmente orientada para reduzir a gravidez na adolescência.

 

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Biografia do Autor

Raquel Figueiredo de Carvalho Costa, Universidade Federal de Rondônia-UNIR

Professora, mestranda em educação profissional pela Universidade Federal de Rondônia-UNIR.

Francisca Joélia Alves de Lucena, Universidade Federal de Rondônia-UNIR

Professora, mestranda em educação profissional pela Universidade Federal de Rondônia-UNIR.

João Guilherme Rodrigues Mendonça, Universidade Federal de Rondônia-

Orientador do programa de mestrado e doutorado PPGEEprof-UNIR.

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Publicado

2025-03-25

Como Citar

Costa, R. F. de C., Lucena, F. J. A. de, & Mendonça, J. G. R. (2025). EDUCAÇÃO SEXUAL DIGITAL E GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA: O IMPACTO DE PLATAFORMAS ONLINE NO COMPORTAMENTO SEXUAL DE JOVENS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(3), 1802–1820. https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18489