A BELEZA NA RODA DE CONVERSA: DISMORFIA DE SNAPCHAT NA PERCEPÇÃO DE JOVENS ADOLESCENTES SUL-MATO-GROSSENSES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18139

Palavras-chave:

Dismorfia do Snapchat. Filtros digitais. Autoestima. Padrões de beleza. Adolescência.

Resumo

A presente pesquisa aborda a Dismorfia do Snapchat na percepção de adolescentes sul-mato-grossenses, analisando o impacto dos filtros digitais na autoimagem e na autoestima das jovens. Por meio de uma Roda de Conversa, realizada em outubro de 2022, buscou-se compreender se as adolescentes sentem a necessidade de modificar seus corpos a partir das imagens geradas por ferramentas de realidade aumentada disponíveis nas redes sociais. Além da coleta de dados, a pesquisa configurou-se como uma intervenção, proporcionando uma reflexão crítica sobre as expectativas sociais de beleza e os impactos emocionais do uso excessivo de filtros. Os resultados apontam que a maioria das participantes já sentiu o desejo de alterar a própria aparência para se parecer com suas imagens editadas digitalmente, evidenciando a influência das mídias sociais na construção da autoimagem. A pesquisa também revela que a preocupação excessiva com a estética pode afetar a saúde emocional, reforçando padrões inatingíveis de beleza e contribuindo para inseguranças e transtornos relacionados à imagem corporal. Por fim, destaca-se a importância de espaços de diálogo e educação crítica sobre o tema, tanto no ambiente escolar quanto no familiar, para auxiliar as adolescentes na aceitação de suas características naturais e na construção de uma autoimagem mais saudável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Soares Vilasanti, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Mestra em Educação (2021-2023) pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Graduada em Pedagogia (2010-2013) pela Universidade Estadual de Maringá e Artes Visuais (2021-2022) pelo UniBF. Leciona nos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Foi coordenadora pedagógica e desenvolveu atividades na Secretaria Municipal de Educação de Paranhos/MS, onde ministrou cursos de formação continuada para professores e coordenou programas dos governos federal e estadual. 

Marsiel Pacífico, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Professor Permanente do Programa de Mestrado Profissional em Educação - PROFEDUC/UEMS. Professor Adjunto da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba. Membro da SOFIE - Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação. Líder dos Grupos de Estudo e Pesquisa: TCEducS - Teoria Crítica, Educação e Sociedade & NeuroPraPe - Neuroeducação e as Práticas Pedagógicas. Doutor em Educação (2013-2017) e Mestre em Educação (2010-2012) pela Universidade Federal de São Carlos, onde também se graduou em Pedagogia (2006-2009). Foi professor de Ensino Fundamental (2010-2012) e gestor escolar (2013-2017) na rede municipal de São Carlos.  

Downloads

Publicado

2025-02-13

Como Citar

Vilasanti, V. S., & Pacífico, M. (2025). A BELEZA NA RODA DE CONVERSA: DISMORFIA DE SNAPCHAT NA PERCEPÇÃO DE JOVENS ADOLESCENTES SUL-MATO-GROSSENSES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(2), 1186–1205. https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18139