O PRINCÍPIO DA EFICIÊNCIA E A IMPLEMENTAÇÃO DO COMPLIANCE NA GESTÃO PÚBLICA

Autores

  • Michael Douglas Sousa Leite UFCG
  • Alex Sandro Dantas de Medeiros UFRN
  • Carla Rocha Pordeus UFCG
  • Jade Bianca de Oliveira Rolim Bastos UFCG
  • Kaio Luís de Azevêdo Santos UFRN
  • Francisco Laurêncio Rodrigues da Silva Centro Universitário Católica de Quixadá image/svg+xml
  • Patricia Gonçalves Pinheiro CAGECE
  • Patrícia Fernandes Forny Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social
  • Ana Patrícia Oliveira dos Santos UECE
  • Luís Augusto de Brito França Universidade Federal da Paraíba image/svg+xml
  • José Junho Rodrigues UFCG
  • Ralina Fernandes Santos de França Medeiros
  • Aristênio Marques de Oliveira UNIFSM
  • Paulo Gomes Bezerra UFCG

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i4.25109

Palavras-chave:

Compliance. Eficiência. Gestão Pública.

Resumo

Esse artigo buscou analisar a relação entre o Princípio da Eficiência e a implementação de programas de compliance na gestão pública, destacando como essas práticas podem contribuir para a redução de fraudes, o fortalecimento da integridade na administração de recursos públicos e a promoção de uma gestão ética e eficaz voltada à coletividade. A metodologia adotada baseou-se em uma revisão bibliográfica de trabalhos acadêmicos publicados entre 2014 e 2024, com busca realizada no Google Acadêmico utilizando palavras-chave como "princípio da eficiência", "compliance na gestão pública" e "combate à corrupção". Foram selecionados artigos relevantes para compor o arcabouço teórico, garantindo a atualidade e relevância das informações. Os resultados evidenciam que o Princípio da Eficiência, introduzido pela Emenda Constitucional nº 19/1998, é um elemento essencial para a gestão pública moderna, pois exige a otimização de recursos e a entrega de serviços públicos de qualidade. A análise demonstrou ainda que a implementação de programas de compliance contribui para a eficiência administrativa, reduzindo custos decorrentes de penalidades e litígios, otimizando processos internos e reforçando a confiança entre as instituições públicas e a sociedade. Conclui-se que a integração do Princípio da Eficiência e do compliance é essencial para transformar a administração pública em um modelo de referência, comprometido com a ética, responsabilidade e bem-estar coletivo.

185 84

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Michael Douglas Sousa Leite, UFCG

    Doutorando em Engenharia e Gestão de Recursos Naturais (PPGEGRN/UFCG).

  • Alex Sandro Dantas de Medeiros, UFRN

    Mestre em Gestão Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Docente na Faculdade Caicoense Santa Teresinha (FCST).

  • Carla Rocha Pordeus , UFCG

    Doutoranda em Engenharia e Gestão de Recursos Naturais (PPGEGRN/UFCG/).

  • Jade Bianca de Oliveira Rolim Bastos, UFCG

    Mestranda em Administração Pública (PROFIAP/UFCG). 

  • Kaio Luís de Azevêdo Santos, UFRN

    Doutorando em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFRN). Docente na Faculdade Caicoense Santa Teresinha (FCST).

  • Francisco Laurêncio Rodrigues da Silva , Centro Universitário Católica de Quixadá

    Bacharel em Administração pelo Centro Universitário Católica de Quixadá.

  • Patricia Gonçalves Pinheiro, CAGECE

    Doutorado em Química Biológica pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Atua na Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE).

  • Patrícia Fernandes Forny, Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social

    Graduação em Direito pela Universidade Federal do Ceará. Delegada da Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social.

  • Ana Patrícia Oliveira dos Santos , UECE

    Mestranda em Mudanças Climáticas (UECE). Docente na Faculdade Integrada do Ceará (Unific).

  • Luís Augusto de Brito França, Universidade Federal da Paraíba

    Mestrando em Ciência Política pela Universidade Federal da Paraíba.

  • José Junho Rodrigues, UFCG

    Mestrando em Gestão e Sistema Agroindústrias (PPGGSA/UFCG).

  • Ralina Fernandes Santos de França Medeiros

    Graduada em Direito.

  • Aristênio Marques de Oliveira , UNIFSM

    Graduação em Enfermagem pelo Centro Universitário Santa Maria (UNIFSM). Docente no Colégio e Curso Masters Gold.

  • Paulo Gomes Bezerra, UFCG

    Mestre em Gestão e Sistemas Agroindustriais (PPGGSA/UFCG).

Downloads

Publicado

2026-04-23

Como Citar

Leite, M. D. S., Medeiros, A. S. D. de, Pordeus , C. R., Bastos, J. B. de O. R., Santos, K. L. de A., Silva , F. L. R. da, Pinheiro, P. G., Forny, P. F., Santos , A. P. O. dos, França, L. A. de B., Rodrigues, J. J., Medeiros, R. F. S. de F., Oliveira , A. M. de, & Bezerra, P. G. (2026). O PRINCÍPIO DA EFICIÊNCIA E A IMPLEMENTAÇÃO DO COMPLIANCE NA GESTÃO PÚBLICA. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 12(4), 1-10. https://doi.org/10.51891/rease.v12i4.25109

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1-10 de 50

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.