ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO NA ATENÇÃO AO PACIENTE IDOSO NA FARMÁCIA COMERCIAL NO MUNICÍPIO DE NOVA IGUAÇU

Autores

  • Allan Voigt Siqueira de Abreu Universidade Iguaçu
  • Leonardo Guimarães de Andrade Universidade Iguaçu

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2502

Palavras-chave:

Atenção farmacêutica. Cuidados aos idosos. Uso racional.

Resumo

A expectativa de vida vem aumentando com o passar dos anos, com isso, se tem um aumento no número de idosos. A atenção farmacêutica ficou indispensável para além de dispensar o medicamento, melhorar a qualidade de vida do idoso. Este artigo tem como objetivo mostrar a importância da atuação do farmacêutico na atenção ao paciente idoso na farmácia comercial, analisando os principais problemas que o idoso encontra na hora de obter o tratamento, definindo de forma racional e segura, mostrando os principais problemas ao interromper o tratamento. A atenção farmacêutica virou referência na pratica de prevenção a saúde, com ética e seriedade, sempre colocando a qualidade de vida do idoso em primeiro lugar e não na comercialização do medicamento, visando o uso racional e necessário para o tratamento completo. Este estudo mostra que o idoso, por dificuldades no seu dia a dia, acaba demorando adquirir o seu tratamento, em alguns casos, nem iniciando da maneira correta, sendo, portanto essencial, a atenção farmacêutica no acompanhamento, tirando as dúvidas, promovendo saúde e bem estar.

Biografia do Autor

Allan Voigt Siqueira de Abreu, Universidade Iguaçu

Graduando em farmácia pela UNIG- Universidade Iguaçu. E-mail: allanvoigt@gmail.com.

Leonardo Guimarães de Andrade, Universidade Iguaçu

Professor e orientador do curso de Famácia da UNIG- Universidade Iguaçu. Mestre em Ciências do Meio Ambiente Universidade Veiga de Almeida. Mestre em Doenças Parasita Universidad Autônoma de Assuncion. Graduação em Enfermagem e Odontologia. E-mail: Leonard.gui@homail.com.

Downloads

Publicado

30/10/2021

Como Citar

Abreu, A. V. S. de ., & Andrade, L. G. de . (2021). ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO NA ATENÇÃO AO PACIENTE IDOSO NA FARMÁCIA COMERCIAL NO MUNICÍPIO DE NOVA IGUAÇU. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(10), 695–702. https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2502

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>