DESAFIOS DA ENFERMAGEM NA TRANSIÇÃO DO CUIDADO PALIATIVO EM CRIANÇAS COM ESTOMIA INTESTINAL DE ELIMINAÇÃO

Autores

  • Keila do Carmo Neves UNIABEU
  • Wanderson Alves Ribeiro Universidade Iguaçu
  • Nadjane Arcanjo Neves de Lima Universidade Iguaçu
  • Julio Gabriel Mendonça de Sousa UFF
  • Denilson da Silva Evangelista Secretária Municipal de Saúde de Queimados/RJ

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v1i1.23608

Palavras-chave:

Cuidado paliativo. Enfermagem. Estomia intestinal. Criança.

Resumo

Introdução: A transição do cuidado paliativo em crianças com estomia intestinal de eliminação constitui um processo complexo, que envolve mudanças no plano assistencial, na dinâmica familiar e na atuação da equipe de enfermagem. Nesse contexto, o enfermeiro assume papel central no manejo da estomia, na comunicação com a criança e seus familiares e no suporte psicossocial, enfrentando desafios que impactam a continuidade e a qualidade do cuidado. Objetivo: Discutir os desafios da enfermagem na transição do cuidado paliativo em crianças com estomia intestinal de eliminação. Metodologia: Trata-se de uma revisão bibliográfica, de caráter descritivo, com abordagem qualitativa, realizada a partir da análise de produções científicas relacionadas aos cuidados paliativos pediátricos, estomias intestinais e atuação da enfermagem. Análise e discussão dos resultados: Os achados permitiram a construção de categorias temáticas que evidenciam dificuldades comunicacionais no processo de transição do cuidado, demandas assistenciais relacionadas ao manejo da estomia intestinal, impactos psicossociais vivenciados pelas crianças e seus familiares e a necessidade de estratégias de apoio ao profissional de enfermagem diante da sobrecarga emocional e técnica. Conclusão: Os desafios enfrentados pela enfermagem na transição do cuidado paliativo em crianças com estomia intestinal exigem uma abordagem integral e humanizada, que contemple a comunicação efetiva, o suporte às famílias, a qualificação para o cuidado especializado e o fortalecimento de estratégias institucionais de apoio ao enfermeiro, visando à continuidade, à segurança e à qualidade do cuidado paliativo pediátrico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Keila do Carmo Neves, UNIABEU

Enfermeira. Mestre e Doutora em Enfermagem pela UFRJ/EEAN. Pós-Graduada em Nefrologia e UTI Neonatal e Pediátrica; Docente do Curso de Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem da UNIG. Docente do Curso de Graduação da UNIABEU. Coordenadora de Atenção Básica do Município de Queimados-RJ. Membro dos grupos de Pesquisa NUCLEART e CEHCAC da EEAN/UFRJ.

Wanderson Alves Ribeiro, Universidade Iguaçu

Enfermeiro. Mestre e Doutor pelo Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense UFF Niterói, RJ.Pós-Graduado em Enfermagem em Estomaterapia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro; Docente do curso de Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Iguaçu. Nova Iguaçu, RJ. 

Nadjane Arcanjo Neves de Lima, Universidade Iguaçu

Enfermeira, pela Universidade Federal de Pernambuco, conclusão em janeiro de 2000. Especialização em Educação Profissional na Área de Saúde: Enfermagem, realizada pela Fiocruz e Escola Nacional de Saúde Pública (2003). Especialização em Gestão (Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde) Realizada pelo Fiocruz/NESC (2008). Especialização em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde AD pela UFRN. 

Julio Gabriel Mendonça de Sousa, UFF

Enfermeiro - EEAN/UFRJ; Mestrando em Ciências do Cuidado em Saúde pelo PACCS/EEAAC/UFF; Pós-graduado em Enfermagem em UTI; Enfermagem na Atenção Primária com Ênfase na Estratégia Saúde da Família; Auditoria em Serviços de Saúde; Enfermagem em estomaterapia.

Denilson da Silva Evangelista, Secretária Municipal de Saúde de Queimados/RJ

Enfermeiro Pós-graduado em Enfermagem em Saúde Mental; Enfermagem em Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente; Enfermagem na Saúde Pública com Ênfase em Vigilância em Saúde pela Faculdade Holística (FAHOL); Enfermagem Intensiva de Alta Complexidade; Enfermagem em Atenção Primária à Saúde pelo INSTITUTO FACUMINAS; Enfermagem do Trabalho pelo Conselho Federal de Enfermagem (COFEN/DNA); Coordenador do Programa Saúde na Escola na Secretária Municipal de Saúde de Queimados/RJ.

Downloads

Publicado

2025-12-31

Como Citar

Neves, K. do C., Ribeiro, W. A., Lima, N. A. N. de, Sousa, J. G. M. de, & Evangelista, D. da S. (2025). DESAFIOS DA ENFERMAGEM NA TRANSIÇÃO DO CUIDADO PALIATIVO EM CRIANÇAS COM ESTOMIA INTESTINAL DE ELIMINAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 1(1), 478–500. https://doi.org/10.51891/rease.v1i1.23608