UM OLHAR VIGOTSKIANO NA FORMAÇÃO DE CONCEITOS EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Autores

  • Rosa Andréa Lopes de Souza Universidade de São Paulo- USP

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.2338

Palavras-chave:

Vigotski. conceitos científicos. evolução biológica. aprendizagem e ensino de ciências.

Resumo

Este trabalho busca apresentar relações entre o desenvolvimento dos conceitos científicos na infância, proposto por Lev Semenovich Vigotski (1896-1934) psicólogo bielo-russo, em seu livro A construção do pensamento e da linguagem, e a formação de conceitos científicos na aprendizagem de evolução biológica por alunos do ensino fundamental - ciclo final - e alunos do ensino médio, estabelecendo possíveis relações entre a aprendizagem científica da criança no início da sua vida escolar e aprendizagem de ciências do jovem nos referidos ciclos de ensino. Para isso, analisamos o capítulo do livro de Vigotski que versa sobre o assunto sob as propostas de diferentes trabalhos de pesquisa tanto na área da aprendizagem quanto na do ensino dos conteúdos científicos pertinentes.

Biografia do Autor

Rosa Andréa Lopes de Souza, Universidade de São Paulo- USP

Mestra em Ensino de Ciências - modalidade Biologia - pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (USP). Filiada à linha de pesquisa 'História, Filosofia, Ciência e Cultura no Ensino de Ciências, pela Universidade de São Paulo'. Pesquisadora, no período de 2011 a 2017, do Laboratório de História da Biologia e Ensino (LHBE-USP), coordenado pela Profa. Dra. Maria Elice Brzezinski Prestes. Atualmente, é pesquisadora integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Biologia (GEPEB-FE-USP), coordenado pela Profa. Dra. Sílvia Luzia Frateschi Trivelato. Especialista em Ciências Ambientais pela Universidade São Francisco (USF). Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade São Francisco (USF). Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Amparense (UNIFIA). Professora de Biologia e Ciências da Rede Particular de Ensino do Estado de São Paulo. E-mail: rosa.andrea@usp.br.

Downloads

Publicado

2021-09-30

Como Citar

Souza, R. A. L. de. (2021). UM OLHAR VIGOTSKIANO NA FORMAÇÃO DE CONCEITOS EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(9), 1288–1305. https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.2338