NEURODIREITOS E INFÂNCIA DIGITAL: DESAFIOS AO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23236

Palavras-chave:

Neurodireitos. Infância. Responsabilidade Civil.

Resumo

Este trabalho analisa e discute os neurodireitos como nova categoria de direitos fundamentais a ser protegida, especialmente, no âmbito da infância digital. Com os dedos em botões de dispositivos eletrônicos e sob forte estimulação audiovisual, a criança se torna consumidora e produtora de conteúdos nas mesmas plataformas digitais usadas por adultos na plenitude de sua diversidade.  A falta parcial ou total de monitoramento das atividades da criança nas plataformas digitais impõe uma série de questionamentos sobre ética, regulação das redes e responsabilidade civil. Neste contexto, a análise do ordenamento jurídico brasileiro evidenciou a insuficiência legislativa quanto à tipificação e responsabilização pela violação aos neurodireitos da criança. Portanto, a abordagem desse tema se faz necessária, a fim de contribuir para a melhoria das políticas públicas desenvolvidas para o bem-estar das crianças e, do mesmo modo, para o aperfeiçoamento do ordenamento jurídico, com vistas à responsabilização civil quanto às violações aos neurodireitos da criança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Josanne de Oliveira Lira, Universidade Federal do Amazonas

Graduanda em Direito pela Universidade Federal do Amazonas; Graduada em Letras pela Universidade Federal do Amazonas (1988); Graduada em Psicologia pela FAPSI da Universidade Federal do Amazonas (2016); Especialista em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Amazonas (1989); Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE - da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (2016); Doutora em Educação pelo PPGE - da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (2018); Professora Associada 2 do quadro inativo da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Amazonas (1988-2021). 

Flávia Regina Porto de Azevedo, Universidade Federal do Amazonas

Orientadora. Professora Adjunta C da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Amazonas; lecionando Direito Civil , Direito de Familia e Direito das Sucessões (Desde 2009); Chefe do Departamebto de Direito Privado da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Amazonas (Desde 2018); Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educaçãdo - PPGE - da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (2019).

   

Downloads

Publicado

2025-12-11

Como Citar

Lira, M. J. de O., & Azevedo, F. R. P. de. (2025). NEURODIREITOS E INFÂNCIA DIGITAL: DESAFIOS AO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 3894–3894. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23236