MATERIAIS DIDÁTICOS MANIPULÁVEIS: CONSTRUINDO UM PRISMA PENTAGONAL UTILIZANDO RECURSOS DE BAIXO CUSTO

Autores

  • Fayad Merched Chaar Filho
  • Alan Gonçalves Lacerda

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.2316

Palavras-chave:

Prisma. Construção. Ensino. Aprendizagem.

Resumo

Neste artigo tem-se como objetivo analisar e identificar as habilidades que podem trazer contribuições para alunos e professores para o ensino e aprendizagem de conceitos básicos de geometria espacial contextualizando nos elementos de um prisma pentagonal utilizando matérias didáticos manipuláveis de baixo custo. Para tanto, utiliza-se como referencial teórico os autores Santos e Costa (2020); Sousa, Silva e Silva (2020); Fonseca e Gualandi (2020); Girotto (2015); Dias (2012); Lorenzato (2006); entre outros que fomentam a importância dos materiais didáticos para o ensino de geometria. Para a realização do projeto, desenvolve-se uma atividade que possibilitava os alunos a construção de um sólido geométrico (prisma pentagonal). Este projeto foi aplicado a trinta alunos do 6° ano, em uma escola do ensino fundamental no município de Breves-Pa. Os resultados apontaram que a utilização de materiais de baixo custo na construção de um prisma pentagonal contribui para a exposição de ideias e conjecturas acerca do prisma e suas nomenclaturas. A utilização de materiais de baixo custo, além de contribuir para o processo de aprendizagem, contribui também para o processo de ensino, pois os materiais passam ser mais acessível para o planejamento de uma aula enriquecedora.

Biografia do Autor

Fayad Merched Chaar Filho

Fayad-chaar@hotmail.com.

Alan Gonçalves Lacerda

lacerda.ag@gmail.com

Downloads

Publicado

30/09/2021

Como Citar

Chaar Filho, F. M. ., & Lacerda, A. G. (2021). MATERIAIS DIDÁTICOS MANIPULÁVEIS: CONSTRUINDO UM PRISMA PENTAGONAL UTILIZANDO RECURSOS DE BAIXO CUSTO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(9), 1127–1145. https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.2316